França derrota Portugal e está, pela primeira vez, na final do Mundial

A França está na final do Mundial depois de vencer Portugal por 6-3 após prolongamento. Os gauleses estiveram a perder por 1-3, igualaram no tempo regulamentar e resolveram no tempo extra. Marc Rouzé fez um póquer e Pedro Chambel foi gigante nos momentos finais.

França derrota Portugal e está, pela primeira vez, na final do Mundial
Foto de capa: World Skate
Elite Cup Comprar bilhetes na MEO Blueticket.

A França fez História. Uma vitória no prolongamento por 6-3 frente a Portugal vale à "equipa dos três irmãos e do primo", orientada por Nuno Lopes, a primeira presença de sempre numa final do Campeonato do Mundo.

A reedição da última final do Campeonato da Europa começou dividida, com França com mais posse, mas pouco rematadora, e Portugal mais directo à baliza contrária.

Na entrada cedo em jogo da tecnologia, Portugal pediu aos cinco minutos revisão a um lance de Carlo Di Benedetto sobre Hélder Nunes, mas a pretensão de azul foi negada. No entanto, a quebra no jogo afectou os gauleses, que iam cedendo à pressão portuguesa que valia muitas recuperações de bola, e muitos remates a pôr Pedro Chambel à prova.

Aos 10 minutos, Nuno Lopes pediu um desconto de tempo e "recuperou" a sua equipa, que assentou o seu jogo, começou a chegar mais vezes perto da baliza de Xano, até que, a seis minutos do intervalo, a bola sobrou de uma iniciativa de Carlo e Marc Rouzé foi mais expedito a chegar, rematando forte para o 1-0.

A selecção das quinas reagiu, com a França a aceitar um papel mais expectante. Mas, noutra segunda bola, a três minutos do descanso, foi assinalada grande penalidade por falta de Rouzé sobre Miguel Rocha. O VAR não evitou o castigo máximo, e Pedro Chambel não evitou o golo de Gonçalo Alves, igualando com um remate colocado.

Após o reatamento, ultrapassados problemas com os marcadores de tempo de ataque, Portugal chegou à vantagem logo no primeiro minuto contado. Zé Miranda anulou uma transição francesa e lançou Miguel Rocha, que rematou fortíssimo para o fundo das redes.

A França foi "para cima". Colocou mais intensidade, mais agressividade, recuperava rapidamente a bola, mas a equipa de Reinaldo Ventura fechava bem, deixando poucas bolas chegarem a Xano.

No passar dos minutos, os gauleses pareciam perder algum esclarecimento, permitindo vários contra-ataques, alguns com superioridade numérica. E iam-se contando faltas.

A França chegou à nona falta aos oito minutos e meio, e pouco depois Portugal chegava à oitava.

Num jogo que ficava aberto, mais anárquico, Portugal lucrou. Aos 14 minutos, num lance na área francesa, Chambel afastou para a zona frontal... onde estava só Hélder Nunes. De meia distância, o capitão português fez o 1-3.

Dois minutos volvidos, caía a 10ª falta de "les bleu", num momento que podia ser, desde logo, decisivo. Mas, desta feita, Chambel ganhou o duelo a Gonçalo Alves. E, na resposta, Remi Herman ganhou uma grande penalidade a Luís Querido, e Carlo Di Benedetto foi eficaz.

A oito minutos do fim, a diferença no marcador era tangencial, com a França em desvantagem, mas era Portugal que somava oportunidades, três em pouco mais de um minuto, a pôr os gauleses em sentido, a terem também de pensar em defender, em vez de apenas irem em busca da igualdade.

As pretensões da equipa de Nuno Lopes seriam colocadas em causa com um azul a Remi Herman a cinco minutos e meio do final, mas a França sobrevivia. E, assim que entrou o quinto francês, João Rodrigues via o azul por falta sobre Roberto Di Benedetto.

No entanto, o lance foi contestado (mas não revisto), e pouco depois era "reposta" a pedida justiça, com azul a Bruno Di Benedetto.

As equipas ficavam ambas com menos um em pista, a sobrar espaço. E sobrou para Roberto Di Benedetto que simulou o remate a enganar Xano, e serviu Marc Rouzé para a igualdade a três com três minutos para jogar.

Portugal recuperou o seu quinto jogador primeiro, mas teve pouco tempo para capitalizar. Os últimos ataques eram da França, mas sem oportunidades de golo.

O jogo seria para prolongamento, no cúmulo do ridículo. Este tornava-se o campeonato em que nuns jogos se foi logo para penáltis e noutros se vai a prolongamento. Regras diferentes dentro da mesma prova.

Portugal, à beira da 10ª falta, procurou defender-se atacando. No entanto, a meio desta primeira parte do prolongamento, Carlo rematou de muito longe, desviou em Rouzé e Xano foi infeliz, colocando a bola dentro da sua baliza. A França ficava na frente e, logo a seguir, Zé Miranda via vermelho por atingir Bruno Di Benedetto.

Eram quatro minutos de superioridade para a França, e Portugal tinha de ir atrás da igualdade no marcador com nove faltas. A opção gaulesa foi mais de segurar a bola até ao intervalo deste tempo extra.

No arranque da segunda parte, um claro "mergulho" de Hélder Nunes que poderia redundar na 10ª falta portuguesa, foi a 14ª francesa. Sem hipótese de revisão num VAR, que só pode ser ajuda em part-time, prejudicando ambas as equipas e a verdade desportiva.

Portugal recuperou o quinto jogador, criou várias oportunidades, com Chambel a brilhar. Mas, numa manta que ficou curta, Marc Rouzé saiu em contra-ataque e, já com um hat-trick, arrancou para o póquer e o 5-3.

A dois minutos e meio do fim, Reinaldo apostou sem guarda-redes, e com Carlitos, que ainda não tinha sido opção, quiçá com problemas físicos. Acabou por ganhar a 15ª falta francesa.

A um minuto do fim, Hélder tinha oportunidade de reduzir, mas Chambel estava insuperável e segurou a vantagem. E, no último instante, Carlo marcou na baliza deserta para uma festa que, com discussões e empurrões em pista, não foi tão bonita como o momento francês merecia.

A final será frente a Espanha ou Argentina, que reeditam a final do último Mundial, em 2024, e de outras seis mundiais deste século. Este sábado, há folga para os finalistas, que discutirão o título no domingo, a partir das 19h locais, 23h em Portugal continental.

Portugal, como em 2024, é relegado para a luta pelo bronze.

Quartos-de-final

• QF2 • Argentina 4-1 Itália • 15.Out

• QF4 • Espanha 3-0 Chile • 15.Out

• QF1 • Angola 1-5 Portugal • 15.Out

• QF3 • França 9-0 Suíça • 15.Out

Meias-finais

• França 6-3 Portugal (3-3, 3-0 prol.) • 16.Out

• Espanha vs. Argentina • 16.Out, 20h

3º e 4º lugares

• Espanha/Argentina vs. Portugal • 18.Out, 16h15

Final

• Espanha/Argentina vs. França • 18.Out, 19h

Horários das partidas na hora local (Assunção, Paraguai). Mais quatro horas em Portugal continental.

Gostou deste artigo?

HoqueiShop
AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Comité Nacional Técnico HsP
Argentina apura-se nos penáltis e discute título com a França

Argentina apura-se nos penáltis e discute título com a França

Durou até às grandes penalidades: a Argentina venceu a Espanha e está na final pela quarta vez consecutiva, tentando repetir o título de 2022. A albiceleste forçou o prolongamento a dois minutos do fim com um golo de Ordoñez, que voltou a marcar no desempate.

Chile e Angola disputarão o 5º lugar

Chile e Angola disputarão o 5º lugar

Chile e Angola vão lutar pelo 5º lugar no Campeonato do Mundo, depois de terem vencido, respectivamente Itália e Suíça. Afastada nas grandes penalidades, a 'squaddra azzurra' fica fora do 'top-6' pela primeira vez desde 2009.

A penáltis, sem prolongamento

A penáltis, sem prolongamento

Por Pedro Alves dos Santos: No Campeonato do Mundo, no primeiro jogo de definição dos 5º ao 8º lugares, Itália e Chile empataram a um, e seguiram para grandes penalidades sem prolongamento, com os chilenos a levar a melhor. Se nem no Mundial se cumpre o que está regulamentado, para que está regulamentado?

Três confirmados nas 'meias' do Intercontinental

Três confirmados nas 'meias' do Intercontinental

Áustria, Colômbia e Brasil venceram na 4ª jornada do Campeonato Intercontinental e já têm presença certa nas meias-finais. Os austríacos e colombianos, que lideram só com vitórias, defrontam-se esta sexta-feira no fecho da primeira fase.

World Skate
França passa com goleada expressiva, e defronta Portugal nas 'meias'

França passa com goleada expressiva, e defronta Portugal nas 'meias'

Em busca do sonho da primeira final mundial, a França 'atropelou' a Suíça por 9-0 nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo. Nas meias-finais, defronta Portugal, pouco mais de um ano depois de terem lutado pelo título europeu.

Federação de Patinagem de Portugal
Portugal cumpre a regra e está nas meias-finais

Portugal cumpre a regra e está nas meias-finais

Com uma vitória sobre Angola por 1-5, Portugal está nas meias-finais do Campeonato do Mundo pela 9ª vez consecutiva, tendo apenas falhado um lugar nos quatro primeiros uma vez em, agora, 47 edições. Nestas 'meias', a selecção das quinas defrontará França ou Suíça.

Espanha 'dobra' Chile e reeditará, nas meias-finais, duelo da final de 2024

Espanha 'dobra' Chile e reeditará, nas meias-finais, duelo da final de 2024

A Espanha, só com vitórias na defesa do título, venceu o Chile por 3-0, e vai encontrar a Argentina nas meias-finais do Campeonato do Mundo. Será a reedição da final de 2024, em Novara, quando 'La Roja' venceu por 2-1 para erguer o troféu.

Comité Nacional Técnico HsP
Argentina nas 'meias': tramados no horário, mas mandões em pista

Argentina nas 'meias': tramados no horário, mas mandões em pista

A Argentina está nas meias-finais do Campeonato do Mundo, depois de vencer Itália por 4-1. Num jogo marcado pela antecipação de horário, a albiceleste foi quase sempre melhor, não abdicando de 'mandar' mesmo em vantagem. Aguarda agora pelo desfecho do jogo entre Espanha e Chile.

Alleeez! Europeu apontado a La Vendée

Alleeez! Europeu apontado a La Vendée

Com sete anos de 'atraso', o Campeonato da Europa deverá realizar-se em 2027 em França, pela segunda vez em 57 edições e pela primeira vez fora da Península Ibérica desde 2010. Entretanto, o governo português anunciou que o Europeu de Sub-19 será disputado em Portugal.

World Skate
Transmissões são quem mais ordena

Transmissões são quem mais ordena

Os horários das partidas dos 'quartos' do Campeonato do Mundo foram ajustados em função dos compromissos com transmissões televisivas. Por exemplo, o jogo entre Angola e Portugal, inicialmente agendado para as 15h45 de Portugal continental, será disputado a partir das 21h15.

Comité Nacional Técnico HsP
Argentina derrota Chile e os quartos-de-final estão definidos

Argentina derrota Chile e os quartos-de-final estão definidos

No último jogo da fase de grupos, a Argentina derrotou o Chile por 0-4 e ficaram respondidas as dúvidas que subsistiam para os 'quartos': a albiceleste defronta Itália, Portugal terá pela frente Angola, e o Chile desafia Espanha. Já conhecido era o duelo entre França e Suíça.