Notícia

Barcelos e Benfica discutem Continental em Outubro

May 27, 2016

Óquei de Barcelos e Benfica vão discutir a conquista da Taça Continental a 8 e 15 de Outubro.

Os vencedores da Taça CERS e Liga Europeia disputam mais uma vez entre si a Taça Continental, prova que marca o arranque das competições europeias na temporada 2016/17. A primeira mão, a 8 de Outubro, terá lugar em Barcelos, para, volvida uma semana, a segunda e decisiva mão acontecer em Lisboa, no Pavilhão Fidelidade.

A Taça Continental realiza-se desde 1980 e, com uma final exclusivamente portuguesa, a próxima decisão marcará inevitavelmente a quinta conquista portuguesa da prova.

O Benfica já conquistou a também apelidada “Supertaça Europeia” em duas ocasiões. A primeira em 2011, por falta de comparência do Liceo, na última ocasião que a prova se decidiu em uma só partida, e a segunda em 2013, frente ao Vendrell.

Barcelona celebrou em 2015 a sua 16ª Taça Continental; em 2016 o vencedor será português

O Óquei de Barcelos conquistou a prova em 1991, frente ao Sporting. Esta fora a segunda vez que a decisão foi exclusivamente portuguesa. A primeira vez acontecera em 1986, com o Porto a conquistar o troféu frente à Sanjoanense.

Na última edição da prova, o Barcelona garantiu o seu 16º triunfo, reforçando o seu estatuto de dominador da prova. Na primeira mão, o Sporting logrou vencer os blaugrana por 2-0 no Livramento, mas, na segunda mão, e ainda que contando com uma numerosa falange de apoio, os leões sucumbiram por 5-1, deixando fugir o troféu.

Competições europeias

Entretanto é também já conhecido o calendário das provas que Benfica e Barcelos conquistaram.

A fase de grupos da Liga Europeia arranca a 5 de Novembro, terminando – seis jornadas depois - a 18 de Fevereiro, já em 2017. As duas mãos dos quartos-de-final estão agendadas para 18 de Março e 1 de Abril, realizando-se a grande festa do hóquei em patins europeu de clubes – a Final Four – a 13 e 14 de Maio.

A Taça CERS culmina a 22 e 23 de Abril na sua Final Four, depois de cumpridas as sucessivas eliminatórias. A competição arranca a 12 de Novembro com a realização da eliminatória preliminar, seguindo-se os oitavos-de-final e assim sucessivamente até ao fim-de-semana das decisões.

Mais curta é a Liga Europeia feminina. A prova que este ano foi conquistada pelo Voltregà, tem uma ronda preliminar a 26 de Novembro e 17 de Dezembro, disputando-se em Fevereiro (a 4 e 18) as duas mãos dos quartos-de-final. A Final Four está prevista para 25 e 26 de Março.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade