Notícia

Quim Paüls: «Favoritos somos os 'três grandes'»

May 31, 2016

Clara dominadora do hóquei patinado mundial e europeu a nível de selecções na última década, a saga vitoriosa da Espanha perdeu fulgor após o Mundial de 2013. A Itália "roubou" o Europeu em 2014 e a Argentina reclamou para si o ceptro Mundial em 2015.

Com Portugal e Itália em ascensão, com jovens valores a afirmarem-se, o trabalho de Quim Paüls, seleccionador espanhol, não se adivinha nada fácil no Campeonato da Europa que se avizinha.

A Espanha, pouco habituada a não vencer, procura retomar em Oliveira de Azeméis a senda vitoriosa

No Europeu de Oliveira de Azeméis, a Espanha defronta na primeira fase a Áustria, Portugal e a Suíça. Constatando que Portugal é, de facto, o mais forte dos adversários, Paüls alerta para a necessária concentração frente a Áustria e Suíça.

O técnico espanhol congratula-se por um Europeu de oito selecções - em vez de seis como em Alcobendas - e por uma fase final a eliminar, que trará outra emoção ao campeonato, e aponta o favoritismo aos "três grandes", sem nenhum destaque particular: Itália porque é campeã, Portugal porque joga em casa e Espanha porque se consideram, em todas as competições, sempre favoritos.

Pese a não conquista dos últimos títulos em disputa, o seleccionador rejeita uma pressão adicional: a Espanha simplesmente tem sempre a "pressão" de ganhar, tal como Itália e Portugal.

Opções

Seleccionador desde finais de 2013, Quim Pauls escusou-se - compreensivelmente - a avançar algumas das novidade que garante que existirão no grupo espanhol.

No entanto, em Espanha, há nomes falados com insistência, sendo previsível a chamada de um núcleo duro formado por Pedro Gil, Jordi Bargalló e Marc Gual, a que se poderão juntar algumas "novidades" como Pau Bargalló (Liceo), Eloi Mitjans (Vendrell), Christian Rodriguez ou Roma Bancells (ambos do Vic). Na baliza, a escolha deverá recair em Carles Grau e Xevi Puigbi.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade