Notícia

Benfica critica escolha dos locais das Final Four

Jul 07, 2014

No rescaldo das Final Four de Sub-15 e Sub-20 realizadas este fim-de-semana em Barcelos, José Trindade, presidente da secção de hóquei em patins do Benfica, foi crítico em relação à atribuição da organização das fases decisivas dos escalões de formação e vincou ao HóqueiPT a sua indignação.

“Não há nada regulamentar, é um facto. Mas, se calhar, é a primeira vez que em quatro Final Four foram realizadas todas a Norte. Será por ter sido no ano em que o Benfica submeteu a sua candidatura para organizar e não havia mais nenhuma alternativa a Sul?”, questionou, revelando uma candidatura inédita por parte do clube encarnado.

“O Benfica apresentou uma candidatura através da Associação de Patinagem de Lisboa e esta apresentou a candidatura à Federação”, contou. “No primeiro ano em que o Benfica está disponível para organizar duas das provas, fossem elas quais fossem, independentemente das equipas do Benfica estarem presentes ou não, a verdade é que neste primeiro ano, não havendo mais nenhuma alternativa, foram escolhidos dois locais a Norte”, sublinhou. “É mais um tema para meditar sobre o hóquei em patins nacional”, alertou.

A resposta da FPP, dentro dos parâmetros habituais, não entrava em detalhes. “Houve uma resposta à proposta através da Associação, frisando apenas que não tinha sido uma proposta vencedora e que as propostas vencedoras tinham sido exactamente Barcelos e Mealhada”, revelou. “Nunca há um aspecto determinante, que é percebermos quais são os critérios e quem é que ganha e porque é que ganha. Essa transparência, infelizmente, não há”, lamentou.

Para José Trindade, a organização das provas a Norte condiciona as equipas do Sul. “Vimos isso nos Sub-17 e Sub-13 e vimos isso aqui ontem [ndr: sábado] ”, afirmou, sem menosprezar no entanto o valor das outras equipas. “Não é por isso que o Benfica está ou não está nas finais. Tem a ver com os adversários e não termos sido capazes, e dar o mérito aos outros que foram capazes. Mas sabemos que os lugares onde jogamos e a quantidade de público adepto que temos ou não temos, tudo isso influencia a motivação das equipas. Sabemos que se o Benfica jogasse a Sul teria muito mais adeptos. Não sei se ganharia mas lá estaríamos para fazer o nosso melhor. Agora, a probabilidade aumenta ou diminui conforme as circunstâncias”, concluiu.

----------------------

Não há nada regulamentar, que é um facto, isso é outra questão. Tem a ver com uma organização interna e a atribuição mas se calhar é a primeira vez que efectivamente em quatro final fours que são estas que temos aqui, que são sub-15 e sub-20 com os sub-13 e sub-17, foram realizadas as quatro a norte talvez no ano em que o benfica tenha submetido a sua candidatura para realizar e não havia mais nenhuma alternativa a sul. Isto é um ponto de interrogação.

O benfica apresentou uma candidatura através da associação de lisboa e a associação de lisboa apresentou a candidatura à federação. No primeiro ano em que o Benfica está disponível para organizar duas das provas, sejam elas quais fossem, independentemente das equipas do Benfica ou não, a verdade é que nesse primeiro ano, não havendo mais nenhuma alternativa, foram escolhidos dois locais a norte. É mais um tema para meditar sobre o hóquei em patins nacional.

Houve uma resposta à proposta através da associação, que não tinha sido uma proposta vencedora. As propostas vencedoras foram exactamente Barcelos e Mealhada.

Nunca há um aspecto determinante, que é percebermos quais são os critérios e quem é que ganha e porque é que ganha. Essa transparência, infelizmente, não há.

Inlfuencia ser a norte?

Penso que é óbvio. Vimos isso nos sub-17 e sub-13. Vimos isso aqui ontem [ndr: sábado]. Não é por isso que o Benfica está ou não está nas finais. Tem a ver com os adversários e não termos sido capazes e dar o mérito aos outros que foram capazes mas sabemos que os lugares onde jogamos também são influenciadores. A quantidade de publico adepto que temos ou não temos, tudo isso influencia a motivação das equipas e sabemos que se o benfica jogasse a sul teria muito mais adeptos e portanto não sei se ganharia mas lá estaríamos para fazer o melhor. Agora, a probabilidade aumenta ou diminui.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade