Notícia

Duelo ibérico no horizonte depois dos 'quartos'

Oct 26, 2016

Fotos do jogo de Portugal: Site oficial Pully 2016

Restante fotos: Gordon Morrison | Roller Hockey Photos

O derradeiro dia da fase de grupos do Campeonato da Europa de Sub-20 serviu para definir o cartaz dos quartos-de-final. Portugal confirmou o primeiro lugar no grupo A e a França não deixou escapar a vitória no grupo B, o que torna provável um embate ibérico nas meias-finais.

França confirma

A selecção gaulesa empatou com a Espanha no seu primeiro jogo neste campeonato e, com a hipótese de vencer o grupo, não desperdiçou. 1-11 à anfitriã Suíça e, agora, 2-9 frente à Alemanha garantiram à França o primeiro lugar do grupo com o melhor ataque da prova. Rèmi Herman marcou por quatro vezes e a França tornou o jogo fácil, vencendo já por quatro golos de vantagem ao intervalo.

Itália em segundo

A Itália partia para o último jogo da fase de grupos num indesejável terceiro lugar no grupo B, com necessidade de marcar muitos golos para passar desde logo Andorra, ainda que ficasse dependente do que esta pudesse fazer frente a Portugal. No que lhe competia, a selecção comandada por Massimo Mariotti não falhou.

Nove golos sem resposta, já com uma vantagem de cinco ao intervalo, e com todos os jogadores de pista a marcarem excepto Andrea Fantozzi, colocaram a Itália em segundo à condição. E, mais tarde, Portugal não facilitou a vida a Andorra...

Espanha em gestão

Obrigada a um esforço suplementar para colmatar a diferença de golos cavada pela França com as duas goleadas depois do duelo franco-espanhol, a Espanha abdicou desse esforço extra.

Frente aos anfitriões, a selecção de Sergi Macià jogou em gestão. Chegou ao intervalo a vencer por 1-2 e na segunda parte fez o suficiente para garantir os três pontos, vencendo por 1-4.

Sérios

Portugal poderia ter um dilema. Totalmente conhecedor do rumo que os emparelhamentos podiam tomar, a Selecção Nacional tinha a opção - pouco desportiva - de entregar um ponto a Andorra, que colocaria a Itália frente-a-frente com a Espanha logo nos quartos-de-final, obrigando o vencedor e, mais do que possível adversário nas meias, a uma partida desgastante.

Mas os portugueses, mesmo gerindo o primeiro lugar do grupo como quis, foram sérios. Ao intervalo, Portugal vencia pela margem mínima, valendo o golo de Gonçalo Nunes, e o empate de Andorra, a meio da etapa complementar, terá assustado os italianos. Mas a igualdade só durou sete segundos, sendo desfeita por Pedro Batista. O capitão Gonçalo Pinto confirmou o triunfo de Portugal... e o segundo lugar da Itália.

Antevisão dia seguinte

A lei do mais forte deverá imperar nos quartos-de-final. Para uma das meias-finais, a França defronta a Inglaterra e a Itália tem pela frente os germânicos. Os lugares na outra meia-final serão disputados por Espanha e Andorra e por Portugal e Suíça. Dificilmente, França, Itália, Espanha e Portugal não garantirão um lugar na antecâmara da desejada final.

Grupo A

Inglaterra 0-9 Itália

Portugal 3-1 Andorra

1º Portugal, 2º Itália, 3º Andorra, 4º Inglaterra

Grupo B

Alemanha 2-9 França

Suíça 1-4 Espanha

1º França, 2º Espanha, 3º Alemanha, 4º Suíça

Quartos-de-final - 27 de Outubro

13h30 - França vs Inglaterra

15h30 - Espanha vs Andorra

17h30 - Alemanha vs Itália

19h30 - Suíça vs Portugal

(horas de Portugal Continental)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade