Notícia

Andes Talleres vence Sul-Americano com golo de López

Dec 18, 2016

Outras fotos: Asociácion Mendocina de Patínaje

O Andes Talleres venceu este sábado o campeonato sul-americano de clubes 2016.

Num dos mais participados campeonatos sul-americanos dos últimos anos, o Andes Talleres bateu na final o Estudantil Porteño por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por um talismã em provas continentais: Carlos López.

A foto dos campeões; num dia perfeito para o clube mendocino, o Andes Talleres juntou a conquista feminina ao Sul-Americano masculino

O jogador argentino de 39 anos que esta época decidiu colocar um ponto final na sua brilhante carreira na Europa marcou ao seu colega de selecção Valentin Grimalt - juntos foram campeões do Mundo em 2015 - para garantir mais um título continental, o seu segundo na América do Sul.

A história de conquistas continentais nas provas máximas de clubes por Carlos López remonta a 1997, quando venceu o Sul-Americano de clubes pela Unión Vecinal de Trinidad. Foi há 19 anos...

Viajou depois para o palco europeu para representar o Liceo e venceu a Liga Europeia em 2003. Da Corunha foi para a Catalunha, e ao serviço do Barcelona juntou mais quatro Ligas Europeias ao seu currículo (2005, 2007, 2008 e 2010).

Carlos López só falhou a conquista continental pela Oliveirense

Em 2011 rumou a Portugal e ao Benfica e contribuiu para, em 2013, juntar a Liga Europeia ao palmarés dos encarnados, que nunca a tinham vencido. Na última temporada, despediu-se dos rinques europeus ao serviço da Oliveirense e esteve muito perto do pleno. Naquela que foi a sua única temporada com o emblema da equipa de Oliveira de Azeméis, levou a equipa a uma inédita final mas não conseguiria vencer...

Com este triunfo, o Andes Talleres ganha o direito a disputar a Taça Intercontinental com o Benfica, detentor da Liga Europeia.

De regresso à sua Argentina, Carlos López volta a triunfar. O Andes Talleres foi fundado em 1933 como clube de futebol mas tem Hóquei em Patins desde 1942. Com o talismã López, o clube de Mendonza (rival regional de San Juan), alcançou agora o seu primeiro grande título internacional e, haja vontade institucional, vai disputar o título Intercontinental com o Benfica.

Vic e Huracán disputam Intercontinental de 2015

Entretanto, a data para a decisão da Taça Intercontinental de 2015 está finalmente definida. O Huracán - campeão sul-americano de 2015 - viaja até à Catalunha para defrontar no dia 29 de Dezembro o Vic, finalista vencido da Liga Europeia 2014/15.

Na final disputada em Maio de 2015 em Bassano, a equipa orientada por Ferran Pujalte perdeu com o Barcelona, mas os blaugrana abdicaram da disputa da Intercontinental por falta de organização da Federação Internacional.

Vic disputa a Intercontinental a 29 de Dezembro como finalista vencido da final de Maio... de 2015

Esta é a única prova de clubes tutelada pela FIRS, organismo máximo de tutela do Hóquei em Patins a nível mundial, e decidida em apenas um jogo, mas nem assim há definição para uma realização regular.

A prova foi realizada por 15 vezes desde 1983 e o Barcelona é o detentor do título, depois de ter vencido o Petroleros por 6-2 em 2014. Óquei de Barcelos (1992) e Benfica (2013) também já conquistaram o título.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade