Notícia

Vic conquista Intercontinental

Dec 29, 2016

Foto: Real Federação Espanhola de Patinagem

O Vic conquistou esta quinta-feira a Taça Intercontinental ao bater o Huracán por 5-1.

A Taça Intercontinental relativa a 2015 foi finalmente entregue. Já com outras finais da Liga Europeia e do Sul-Americano de clubes realizadas, Vic e Huracán encontraram-se na Catalunha, no Olímpico de Vic, para decidir o vencedor da Intercontinental.

Favorito e perante o seu público, o Vic de Ferran Pujalte não perdeu a oportunidade de conquistar a prova pela primeira vez na sua história. Ao intervalo os catalães já venciam por 4-0, com golos de Cristian Rodriguez, Mia Ordeig, Roger Presas e Romà Bancells. Francisco Barreiro ainda reduziu para os argentinos após o reatamento, mas Cristian Rodríguez confirmaria a vitória “vigatan” com o 5-1 final.

Mia Ordeig foi escolhido como MVP da Taça Continental.

Pese o não reconhecimento tornado público pelo CERS-RH, a equipa catalã passará mesmo a figurar na galeria de vencedores da única prova de clubes sob alçada da FIRS – organização que superintende as disciplinas de patinagem e, por inerência, do Hóquei em Patins a nível mundial -, sucedendo ao Barcelona e juntando-se aos sete vencedores distintos (Barcelona, Liceo, Trinidad, Reus, Óquei de Barcelos, Follonica e Benfica) das 15 edições anteriores.

O Huracán passa a somar duas presenças na decisão, depois de em 2012 ter perdido com o Liceo.

Barcelona

A lista de vencedores da Taça Intercontinental é encabeçada pelo Barcelona, com cinco triunfos, tantos como o Liceo.

Vencedores da Liga Europeia em 2014/15 a que esta Intercontinental diz respeito, os blaugrana não disputaram esta prova por entenderem que nesta altura já não se justificava a participação na mesma.

Fonte ligada ao clube da cidade condal revelou ao HóqueiPT que no início do ano houve conversações para a disputa entre Barcelona e Huracán mas não se encontrou uma data consensual para que o troféu fosse decidido ainda com a temporada 2015/16 a decorrer. Quando as conversações foram retomadas, já era conhecido novo campeão europeu, o Benfica.

Frisando que o Barcelona respeita a celebração da Taça Intercontinental entre o Vic – finalista vencido da Liga Europeia em 2014/15 – e o Huracán, a vontade do clube mais titulado internacionalmente é que a Taça Intercontinental seja sempre realizada sob alçada da FIRS, do CERS-RH e, tomando como exemplo o caso particular deste ano, da RFEP (federação espanhola), com datas que permitam introduzir esta competição no calendário anual do Hóquei em Patins internacional.

Os lugares para a disputa da Taça Intercontinental relativa a 2016 são para Benfica e Andes Talleres que, segundo rumores na imprensa argentina, se deverão encontrar em Lisboa em Março próximo.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade