Notícia

Benfica garante 'quartos' com vitória sobre Lodi

Jan 15, 2017

O Benfica carimbou este sábado o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europeia.

Depois de ter suado para vencer na deslocação a Itália, o Benfica recebeu o Lodi em partida a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga Europeia.

O duelo entre dois treinadores portugueses - Pedro Nunes e Nuno Resende - ficaria marcado por seis grandes penalidades, três para cada lado.

Beneficiaram primeiro os encarnados, mas João Rodrigues não aproveitou. Aos seis minutos foi chamado o italo-argentino Federico Ambrosio, e não falhou, inaugurando o marcador. Mas seria o único a fazer o golo da marca de castigo máximo.

Federico Ambrosio inaugurou o marcador na única grande penalidade (de seis) convertida

O início com algum equilíbrio e a estratégia de Nuno Resende a funcionar não faziam adivinhar um demolidor final de primeira parte dos encarnados. Antes, Valter Neves empatou a meio da primeira parte, para depois a eficácia das águias devastar a centena de adeptos italianos que acompanharam o Lodi. A sete minutos do intervalo, Diogo Rafael e Jordi Adroher fizeram o 3-1 para, em menos de cinco minutos, Miguel Rocha e Nicolia ampliarem para 5-1. O tento do argentino surgiria numa altura em que trocava provocações com a claque italiana, rival de Valdagno e Bassano que Nicolía representou.

Carlos Nicolía pôs, com o 5-1, um ponto final na troca de provocações com os adeptos

A dilatada vantagem ao intervalo permitiu ao Benfica descansar. Na recta final da primeira parte, um cinco com Diogo Rafael, Miguel Rocha, Adroher e Nicolía impusera um ritmo alto e já garantira a vitória, permitindo algum descanso numa altura em que o calendário dos encarnados não é fácil.

O Lodi, que viajou para Lisboa acompanhado de cerca de uma centena de adeptos, abriu a segunda parte a falhar de livre directo por Ambrosio, mas a marcar - aos sete minutos - por Giulio Cocco. No entanto, João Rodrigues respondeu de imediato com o 6-2, anulando o golo contrário.

Neste mês de Janeiro, o Benfica já defrontou o Porto e vai ainda defrontar Oliveirense e Sporting.

No Benfica, Pedro Nunes completava a utilização de todos os jogadores da equipa lançando João Sardo e - mais tarde - o guarda-redes Diogo Almeida, que, a três minutos do final, veria Alessandro Verona assinar o 6-3 num excelente remate cruzado. João Rodrigues fecharia as contas a cinco segundos do final num 7-3 que garante desde já o apuramento para os quartos-de-final, mas não o primeiro lugar do grupo. O Vic, o outro candidato ao lugar cimeiro, venceu o Diessbach por 10-1 e soma sete pontos contra 12 do Benfica. O Lodi conta quatro e, se vencer na Suíça (ou o Vic não vencer o Benfica), decide perante o seu público o apuramento com o Vic.

João Rodrigues fechou as contas da partida

Oliveirense garante primeiro lugar, Porto ultrapassado e Sporting afastado

O grupo A, do Benfica, cruza nos "quartos" com o grupo D, da Oliveirense. A equipa de Oliveira de Azeméis venceu na Corunha o Liceo por 6-7 e garantiu já o primeiro lugar no seu grupo, relegando os galegos para a disputa do segundo lugar, que não deverá escapar aos pupilos de Carlos Gil.

A Oliveirense é a única equipa com lugar garantido no final da fase de grupos. Será primeira do grupo D e jogará com o segundo do grupo A.

No grupo B, o Porto ainda esteve a vencer no Palau Blaugrana mas o Barcelona deu a volta ao resultado (venceu 3-1) e à classificação, passando a liderar com nove pontos, mais dois que os dragões e mais três que o Bassano.

Em caso de apuramento, o adversário dos azuis-e-brancos sairá do grupo C, sendo já certo que não será o Sporting. Os leões somaram em Forte dei Marmi a terceira derrota consecutiva (3-1) e estão definitivamente afastados dos quartos-de-final. Na liderança do grupo, só com vitórias, está o Reus, que teve de se aplicar nos minutos finais para dar a volta frente ao Quevert e vencer por 5-4.

Jogos relacionados

SL Benfica
7 : 3
14 Jan 20h00
Amatori Lodi

Provas relacionadas

Liga Europeia - Fase de grupos
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade