Notícia

Petição pelo Dia Nacional do Hóquei em Patins

May 27, 2017

Completaram-se esta semana 70 anos sobre o primeiro título de Campeão do Mundo conquistado por Portugal.

Foi o primeiro grande feito de uma modalidade em que os grandes feitos dos portugueses se tornariam uma tradição.

Em Lisboa, no então Palácio dos Desportos, Portugal foi campeão a 22 de Maio, sem jogar. A Itália venceu a Inglaterra por 4-3 e entregou o título aos portugueses que, depois da folga, a 23 de Maio, selariam a conquista com o sexto triunfo em outros tantos jogos.

Portugal venceu a Suíça por 5-2, a França por 7-1, a Itália por 3-2, a Espanha por 2-1, a futura vice-campeã Bélgica por 7-2 e fechou com a cessante campeã, Inglaterra, por 3-0.

Destaque nas capas dos jornais já foi recorrente

Num Palácio dos Desportos que encheu em todos os dias do Mundial, às ordens do seleccionador José Prazeres, levantaram o título os guarda-redes Cipriano dos Santos e Emídio Pinto, Olivério Serpa, Sidónio Serpa, Correia dos Santos, Jesus Correia, Álvaro Lopes e António Manuel Soares.

Para celebrar esta data, e fundamentalmente uma modalidade que tanto já deu - e tanto tem para dar - a Portugal, o HóqueiPT lança uma petição que visa levar à Assembleia da República a possibilidade de instituição do Dia Nacional do Hóquei em Patins, propondo a data de 23 de Maio, dia em que, em 1947, Portugal viveu pela primeira vez na sua História como campeão do Mundo.

Os subscritores devem indicar o nome completo e o número do cartão de cidadão, sendo que a subscrição por 1000 cidadãos obriga à audição dos peticionários e que por um mínimo de 4000 terá de ser agendada para apreciação em Plenário da Assembleia da República.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade