MasterClasses HóqueiPT

A primeira formação

Jun 30, 2017

No passado domingo, um sonho tornou-se realidade.

Há muito que a promoção de um fórum em que se falasse - e bem - sobre Hóquei em Patins era um objectivo do projecto HóqueiPT.

Com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, Cidade Europeia do Desporto, e a confiança do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Federação de Patinagem de Portugal, o HóqueiPT apontou à realização da sua primeira acção formativa no dia do final da Taça de Portugal.

Ricard Muñoz

O cenário não era totalmente favorável. O Benfica não viajou para Gondomar - poderia levar alguns adeptos com interesse na formação -, a noite de São João na véspera complicava as contas do alojamento, e o horário apontado das 9h da manhã poderia dissuadir os que viajavam desde mais longe.

Mas a escolha de Ricard Muñoz, técnico do FC Barcelona desde 2013, e cuja presença muito honrou o HóqueiPT, cativou nada menos do que 46 inscrições. E, às 9h15, faltavam apenas dois formandos, que não tardariam a chegar....

A sala encheu para ouvir o técnico do Barcelona

O Modelo FC Barcelona

Entre jogadores, treinadores, um comentador ("mais fácil do que ser treinador", diria Ricardo Geitoeira) e demais interessados que com mais ou menos recursos tentam fazer da modalidade uma modalidade melhor, estavam por exemplo os seleccionadores nacionais Luís Sénica e Nuno Ferrão, o campeão italiano Nuno Resende, Tó Neves, Reinaldo Ventura ou André Gil, técnico do Física que fora afastado na véspera da Taça de Portugal, mas que nem por isso quis deixar de marcar presença.

Material para apontamentos, com cadernos HóqueiPT e canetas Toor

Ricard Muñoz não escondeu nada. Da chegada ao Barça e de como posteriormente pegou na equipa em 2013, de como a fez regressar aos títulos, da falta de jogadores da formação na equipa principal aos projectos que ficaram por concretizar, Muñoz teve ainda tempo para ilustrar alguns lances e até como se inspirou em algumas jogadas de equipas portuguesas para surpreender, semana após semana, na OK Liga.

Alguns dos temas foram abordados de forma superficial por força da ditadura das "apenas" cinco horas da formação. Cinco horas que acabariam por ser curtas para tanto que havia para dizer. Algumas das expectativas e reacções seriam registadas em reportagem pelo Porto Canal.

A apresentação do multititulado técnico catalão, foi suportada numa projecção que perderia um pouco por a sala ter demasiada luz, mas não de forma comprometedora. De forma a potenciar os conhecimentos, foi oferecido a cada um dos formandos um caderno HóqueiPT e uma caneta, oferecida pela Toor, na expectativa que tenham sido tirados muitos apontamentos.

Coffee Break, com o apoio da New Coffee e da 4Moove

Avaliação de Impacto

No decorrer da formação foi entregue um inquérito com o objectivo de se avaliar a percepção geral da mesma. O HóqueiPT congratula-se pela adesão generalizada e, entre sugestões de novas formações - que iremos, para já, guardar para nós -, fica o resumo das respostas, sendo com natural e particular agrado que verificamos os resultados a "Voltaria a inscrever-se numa Formação organizada pelo HóqueiPT?". Muito obrigado a todos pela confiança.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade