Notícia

I e II Divisão sorteadas

Aug 01, 2017

Foram esta segunda-feira sorteados os calendários dos Campeonatos Nacionais das I e II Divisão.

Pese algumas propostas de alteração do modelo competitivo, nada foi alterado, e o Campeonato que reclama o título de "Melhor do Mundo" será mais uma vez disputado em fase única, todos contra todos a duas voltas e com condicionamento de sorteio.

O condicionamento, contestado por muitos, leva a que os quatro primeiros do último campeonato se defrontem apenas nas cinco derradeiras jornadas de cada volta. Na última temporada, a fórmula valeu emoção até ao fim, e a aposta da FPP será que tal se repita.

Recta final da primeira volta

16.Dez - Oliveirense vs Benfica

30.Dez - Benfica vs Porto

6.Jan - Sporting vs Benfica e Oliveirense vs Porto

13.Jan - Porto vs Sporting

20.Jan - Sporting vs Oliveirense

Recta final da segunda volta

5.Mai - Benfica vs Oliveirense

19.Mai - Porto vs Benfica

26.Mai - Benfica vs Sporting

2.Jun - Porto vs Oliveirense e Sporting vs Porto (penúltima jornada)

9.Jun - Oliveirense vs Sporting (última jornada)

Na temporada que se avizinha, não haverá um "super fim-de-semana". Pelo menos no aspecto da proximidade... A 6 de Janeiro e 2 de Junho há duplo duelo entre os quatro primeiros de 2016/17, mas separados por centenas de quilómetros. Há, no entanto, um "super fim-de-ano". A 30 de Dezembro está agendada a 10ª jornada, com um Clássico entre Benfica e Porto, vice-campeão e campeão, antes da passagem de ano. Ao contrário do que se possa debater, a jornada de fim-de-ano terá mesmo sido um pedido dos clubes, evitando uma paragem natalícia que era de três semanas.

Clássico na Luz joga-se a 30 de Dezembro

Nos argumentos dos detractores do condicionamento está a hipótese de perda de pontos consecutivos numa fase inicial da competição. E para a próxima temporada, a "fava" maior calha ao Tomar, que, depois de disputar a Supertaça com o Porto, começa o campeonato na Luz, recebe os dragões e desloca-se ao João Rocha. Será o segundo jogo no novo pavilhão do Sporting, cuja estreia será apadrinhada na primeira jornada pelo Infante de Sagres, que regressa na próxima temporada à divisão maior.

Para além do Infante, subiram à I Divisão Braga e Grândola. Os alentejanos, campeões nacionais da II Divisão, estreiam-se na I Divisão e o "baptismo" é no Dragão Caixa, recebendo à segunda jornada o Sporting, no primeiro jogo de primeira na Vila Morena, no pavilhão "Zeca Afonso".

Agendada para 21 de Outubro, fica o "programa" da jornada inaugural do Campeonato Nacional 2017/18.

Primeira jornada

Sporting vs Infante de Sagres

Porto vs Grândola

Benfica vs Tomar

Paço de Arcos vs Juventude de Viana

Óquei de Barcelos vs Turquel

Braga vs Valença

Oliveirense vs Valongo

Segunda divisão com 29 equipas

Em virtude da integração administrativa do Fão, a II Divisão contará com 29 equipas, 15 na Zona Norte. Constituída por mais uma equipa, a Zona Norte está obrigada a quatro jornadas extra, começando a disputar-se a 7 de Outubro. A Zona Sul arranca praticamente um mês depois, a 1 de Novembro.

Recorde-se que o vencedor de cada zona garante a subida à I Divisão e o direito de disputar o título de Campeão Nacional da II Divisão, enquanto os segundos classificados jogam a duas mãos pela última vaga na divisão principal.

Destaque para a presença, pela primeira vez, das equipas "B" de Benfica, Porto e Sporting que, não podendo subir à I Divisão, podem lutar ainda assim pelo título. A equipa do Porto está na Zona Norte e os eternos rivais estão a Sul. A 20 de Janeiro (10ª jornada) em Alverca e a 12 de Maio (23ª) na Luz, há Dérbi Capital para águias e leões "B".

Tomar como "visitado" na estreia na Supertaça

Ainda com local por definir, foi também sorteada a "ordem" das equipas na Supertaça António Livramento, que se disputa a 14 de Outubro. É mera formalidade, mas o Tomar, em estreia no troféu, será o "visitado", enquanto o Porto jogará na condição de "visitante" em busca do seu 21º título em 26 presenças.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade