Europeu '14

Mariotti, campeão 24 anos depois

Jul 23, 2014

Massimo Mariotti é uma lenda do hóquei em patins mundial, sendo conhecido em Itália como “Mister Hockey” (título da sua biografia). Integrando uma geração de ouro do hóquei transalpino, venceu - entre 1986 e 1990 - dois Mundiais e um Europeu. Agora juntou outro Europeu ao seu currículo.

“É um acontecimento único para a Itália. Tínhamos ganho dois europeus, o último há 24 anos em que eu estava como jogador”, recorda ao HóqueiPT. “E agora, com estes meus jogadores, grandiosos, ganhámos novamente”, orgulha-se. “É uma coisa extraordinária, impensável”, confessa.

“Trabalhámos muito para ser competitivos. Acredito que Portugal e Espanha são mais fortes do que nós mas neste Europeu mudámos a mentalidade da Itália dos últimos dez anos”, explica. “Viemos jogar de forma mais ofensiva, a procurar o golo, a marcar bem homem-a-homem, e creio que no fim ganhámos com mérito”, afirma.

A cumplicidade de Mariotti com os seus jogadores foi determinante.

O hóquei em Itália atravessa momentos difíceis – mais do ponto de vista politico -, tendo mesmo sido posta em causa a realização do principal campeonato. O seleccionador italiano espera que esta conquista seja um ponto de viragem. “Espero que possa ser importante para o movimento hoquístico, para continuarmos a trabalhar cada vez melhor”, aspira. “Mesmo que a Federação Italiana tenha de investir algum dinheiro para ganhar com mais regularidade, o importante é sermos competitivos ao máximo. Podemos nem sempre ganhar. Que ganhe uma vez Portugal, uma vez a Espanha, outra vez a Itália… mas o importante é ser competitivo e para isso é necessário trabalhar muito”, frisa.

Massimo Mariotti acumulava as funções de treinador do Viareggio mas agora irá dedicar-se em exclusivo à “squaddra azzurra”.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade