Notícia

Tomar regressa, Valença estreia-se

Aug 09, 2017

O Sporting de Tomar anunciou esta segunda-feira o regresso às competições europeias.

Convidado pela Federação de Patinagem de Portugal a ocupar a vaga deixada pelo Valongo - que volta a abdicar da participação na prova - os finalistas da última edição da Taça de Portugal regressam à Taça CERS 20 anos depois. O regresso já fora celebrado em Tomar, mas, depois de garantido o oitavo lugar na I Divisão, viu-se relegado para décimo com a decisão de exclusão do Riba d'Ave e o direito às vagas europeias é, em primeira instância, para os nove primeiros.

Há 20 anos, quando em 1997/98 protagonizaram a sua última campanha europeia, os leões de Tomar passaram os franceses do Ploufragan e do Merignac nos "oitavos" e nos "quartos", sendo afastados nas meias-finais (a duas mãos, numa altura em que ainda não havia Final Four) por aquele que se viria a consagrar vencedor da prova, o Noia.

Paulo Passos e o Tomar vão jogar a Taça CERS

O regresso aos palcos europeus do Tomar está marcado para a pré-eliminatória da Taça CERS a 4 e 25 de Novembro, sempre a acalentar o sonho de uma possível presença na decisiva fase da prova - a Final Four - a 28 e 29 de Abril.

Com Portugal a ter direito a cinco lugares na segunda mais importante prova europeia de clubes, os nabantinos representarão o país com Óquei de Barcelos, Juventude de Viana, Turquel e... Valença.

Valença em estreia

Óquei de Barcelos, Juventude de Viana e Turquel vão repetir a presença da temporada finda. O Barcelos venceu a prova pela segunda vez consecutiva e ataca um tri que nunca ninguém conseguiu, a Juventude de Viana caiu nos oitavos-de-final às mãos do Vilafranca e o Turquel ficou às portas da Final Four, sendo afastado pelo Sarzana por "golo de ouro", depois de empates a dois em Portugal e em Itália.

Luís Viana - que conquistou a Taça CERS por Barcelos e Benfica - a estreia do Valença nas competições europeias

Em estreia nas andanças europeias estará o Valença.

O clube que regressou ao Hóquei em Patins de competição em 2013 teve uma ascensão meteórica. Em 2014, finda a sua primeira temporada da nova era, o clube minhoto subiu à II Divisão e, em 2016, garantiu um lugar na I Divisão, logrando a manutenção entre os primodivisionários com um lugar de acesso às competições europeias.

Liga Europeia com o mesmo quarteto luso

Na Liga Europeia, Portugal repetirá o mesmo quarteto de 2016/17.

Presentes na principal prova europeia (e Mundial) estarão Porto, que será cabeça-de-série por ser o campeão português, Benfica e Oliveirense, que estiveram nas duas últimas Final Four, e Sporting, sendo que, antes do sorteio, há apenas duas certezas: não haverá duas equipas portuguesas num mesmo grupo e o Porto evitará Reus, Barcelona e Lodi, os outros cabeças-de-série.

Oliveirense procurará na Liga Europeia a terceira final consecutiva... e que à terceira seja de vez

A fase de grupos da Liga Europeia terá a primeira das suas seis jornadas a 4 de Novembro e a última a 10 de Março. Os dois primeiros de cada grupo apuram-se para os quartos-de-final, cujas duas mãos se disputam a 24 de Março e 7 de Abril. Os vencedores da eliminatória garantem lugar na Final Four em que se decidirá o vencedor, a 12 e 13 de Maio

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade