Notícia

Emoção garantida em Monserrate

Oct 28, 2017

O jogo grande da 2ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão joga-se em Viana do Castelo. Este domingo, Juventude de Viana e Benfica reencontram-se exactamente um ano depois, mas então na quarta jornada.

Na altura, os encarnados venceriam por 4-5 num jogo decidido numa grande penalidade transformada por João Rodrigues a poucos segundos do final depois de uma decisão de repetição - muito contestada - da dupla de arbitragem formada por Paulo Rainha e Paulo Almeida.

Renato Garrido com o agora adjunto Edo Bosch e o reforço Emanuel Garcia

No Municipal de Monserrate, não tem faltado emoção - nem golos - aos jogos entre Juventude de Viana e Benfica e, no passado recente, o tangencial 4-5 da pretérita temporada já acontecera em 2014/15 e de 2010/11. Nove golos foi também o pecúlio em 2015/16, mas então com os encarnados a vencerem por 3-6.

Último confronto entre Viana e Benfica foi na Luz e terminou com um empate a sete.

Mais golos ainda houve nas temporadas de 2013/14 e 2011/12. Em Abril de 2012, o Benfica venceu por 4-9, numa temporada em que os vianenses acabariam por descer à II Divisão, e por isso não houve confronto em 2012/13. Mas, de regresso ao convívio dos grandes apenas uma temporada volvida, a Juventude de Viana venceria por 9-5, naquela que foi a última vitória sobre as águias. Antes, no dealbar da década, em Fevereiro de 2010, os vianenses tinham vencido por 3-2.

Guarda-redes Jorge Correia esteve em evidência em Paço de Arcos

A emoção garantida tem chamado inúmero público a estes confrontos e, para Renato Garrido, tal pode ser um factor decisivo. "Gostávamos de ter Monserrate cheio, a fazer lembrar tempos passados. Sabemos que, quando temos muito público em Viana do Castelo, jogamos com um sexto jogador”, referiu.

No entanto, o técnico que está no segundo ano à frente da equipa de Viana reconhece dificuldades. "As dificuldades são as de defrontar uma equipa com muita qualidade individual e colectiva, com jogadores de classe mundial que podem resolver um jogo a qualquer momento", frisou.

Adroher, que abriu o Campeonato com um hat-trick, e o reforço encarnado Miguel Vieira

Do lado dos encarnados, foi o internacional português Diogo Rafael que anteviu o embate com os vianenses. “É uma equipa que mantém a grande base da época passada, reforçou-se bem, mas também teve algumas perdas de jogadores importantes”, apontou, sendo que chegaram Paulo Matos, Emanuel Garcia e João Ramalho e saíram Edo Bosch, Diogo Fernandes e Gonçalo Suissas.

Diogo Rafael marcou um golo na primeira jornada

Juventude de Viana (em Paço de Arcos) e Benfica (na recepção ao Tomar) venceram na ronda inaugural do Campeonato. Para Diogo Rafael, a receita encarnada é para repetir… mas com mais golos. “Fomos dominadores e controlámos o jogo. Não conseguimos, talvez, traduzir em golos a supremacia que tivemos de início, mas, contudo, temos de ser responsáveis, organizados, conscientes das nossas tarefas e não podemos cometer erros”, vaticinou.

O jogo está agendado para as 17h deste domingo, com transmissão em directo na TVI24.

Outra vez Tomar e Porto

A jornada arranca este sábado com os candidatos ao título Oliveirense e Sporting a visitarem os rinques de, respectivamente, Infante Sagres e Grândola. O Porto desloca-se a Tomar, onde os nabantinos procuram a "desforra" duas semanas depois de terem sido derrotados na Supertaça e quatro meses depois de perderem a final da Taça de Portugal.

Destaque ainda para o dérbi minhoto entre Valença e Óquei de Barcelos, ambos vitoriosos na primeira jornada. As duas equipas defrontaram-se na Elite Cup, na pré-temporada, com a vitória a sorrir então ao Óquei de Barcelos, por 2-5.

Os encontros entre Valongo e Braga e entre Turquel e Paço de Arcos (todos ainda sem pontos) completam o quadro da jornada.

Campeonato Nacional da I Divisão

2ª Jornada - 28 de Outubro

Infante Sagres vs Oliveirense, 17h

Grândola vs Sporting, 18h

Tomar vs Porto, 18h (Porto Canal)

Valongo vs Braga, 18h30

Turquel vs Paço de Arcos, 21h

Valença vs Óquei de Barcelos, 21h30

2ª Jornada - 29 de Outubro

Juventude de Viana vs Benfica, 17h (TVI24)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade