Diário

Hóquei Diário / 24 de Fevereiro de 2018

Feb 24, 2018

Foto de capa: Luís Velasco / RFEP

Barcelona e Reus avançam na Copa

Esta sexta-feira jogaram-se em Lloret as "outras" duas partidas dos quartos-de-final da Copa del Rey. Depois de Igualada e Liceo terem garantido o apuramento para as meias-finais na quinta-feira, foi a vez de Barcelona e Reus darem o passo em frente.

O Barcelona venceu o Girona por 5-1. Chegado à OK Liga na temporada passada, o Girona está a protagonizar uma temporada extraordinária, sendo actualmente quarto (posição de Liga Europeia) no principal campeonato espanhol. E frente ao líder desse campeonato, até marcou primeiro. No entanto, o Barcelona, detentor do troféu (que conquistou nas duas últimas edições e num total de 21 vezes), viraria o resultado ainda na primeira parte, com golos de Pablo Alvarez e Ignacio Alabart. Os dois jogadores voltariam a marcar na etapa complementar, com Lucas Ordoñez a apontar o outro golo do jogo.

O adversário do Barcelona na antecâmara da final será o Reus. Os "rojinegros" venceram o Lleida, adversário do Tomar na Taça CERS, por 7-6.

A equipa de Jordi Garcia adiantou-se com dois golos de Alex Rodriguez, mas o Lleida restabeleceu a igualdade, desfeita por Marin antes do intervalo. No reatamento, o Lleida logrou novo empate, mas depois o Reus, ainda que num jogo com muitas incidências, foi gerindo o marcador. Chegou ao 5-3 e respondeu sempre ao aproximar do Lleida com golos. Dario Gimenez fez o 7-6 com dois minutos e meio para jogar e já não houve tempo para evitar a meia-final mais aguardada.

Barcelona e Reus jogam o acesso à final a partir das 21h locais, já depois de Liceo e Igualada terem decidido o primeiro finalista, num jogo agendado para as 18h45.

Campeão cai nos 'quartos'

Este fim-de-semana é também de Taça em Itália. Na Coppa, os "quartos" jogam-se todos à sexta, e houve um pouco de tudo.

Em Follonica, a competição começou com poucos golos. O Valdagno afastou o Bassano, finalista na última edição, com uma vitória por 2-1, sendo insuficiente o tento do português Diogo Neves para os "gialorossi" continuarem na senda de nova final. E o embate entre Forte dei Marmi e Trissino ainda foi mais "poupado". O Forte, detentor do troféu, garantiu o apuramento para as "meias" com um tento solitário de Giacomo Maremmani.

Os quatro golos em 100 minutos de Hóquei em Patins lembravam o defensivo "cantenaccio" do futebol, que tão comummente é aplicado a todo o desporto que se pratica em Itália. Mas os outros dois jogos dos "quartos" contrariaram em números esse preconceito.

O Viareggio tinha a difícil missão de evitar uma 11ª vitória consecutiva do Breganze sob o comando técnico de Diego Mir. Os "rossoneri", adversários do Turquel na Taça CERS, cairiam enfim... mas só nas grandes penalidades. Num jogo pautado pelo equilíbrio, o marcador dava empate ao intervalo (1-1), no final do tempo regulamentar (3-3) e do prolongamento (4-4). Reinaldo Ventura marcara o último do tempo regulamentar e o primeiro do prolongamento, mas falhou nas grandes penalidades. No entanto, foi o único a falhar para a equipa de Alessandro Bertolucci, e com quatro grandes penalidades convertidas contra "apenas" duas do Breganze (para um resultado final de 8-6), o Viareggio segue em frente, defrontando este sábado o Forte dei Marmi a partir das 19h locais na primeira das meias-finais.

Para a outra meia-final, que se joga a partir das 21h, o Valdagno ficou à espera do desfecho do jogo entre o campeão italiano, Lodi, e o anfitrião desta Coppa Italia, Follonica.

A jogar perante o seu público, o Follonica não o desiludiu. Entrou determinado e ao intervalo vencia por 1-3. Apesar do Lodi, de Nuno Resende, Luís Querido e Gonçalo Pinto, lograr a igualdade no arranque da segunda parte, o Follonica "fugiu" no marcador para dar continuidade a duas semanas de sonho.

Para a Legahockey, a equipa liderada por Enrico Mariotti tinha vencido em Forte dei Marmi por quase escandalosos 0-5, depois carimbou a presença nos "quartos" da Liga Europeia com uma vitória em La Vendeenne por 5-8 e agora, na Coppa, afastou o vigente campeão transalpino com uma vitória por 5-7. Gonçalo Pinto reduziu - para aquele que seria o resultado final - ainda com largos 15 minutos para jogar, mas o Lodi não conseguiria voltar a marcar...

Quatro primeiros jogam em casa

Em Portugal, este sábado é dia de 17ª jornada, com os quatro primeiros a jogarem em casa. A jornada começa com a recepção do Porto ao Turquel, este sábado a partir das 15h, e termina com o Benfica a receber o Valença, às 17h15 deste domingo. Pelo meio, o Sporting recebe a Juventude de Viana e a Oliveirense terá a visita do lanterna-vermelha, Grândola.

Entre os outros jogos, destaque para a partida entre Paço de Arcos e Valongo, este sábado, a partir das 21h. O Paço de Arcos vem de duas vitórias seguidas, fugindo da zona de despromoção, enquanto o Valongo vem de cinco triunfos consecutivos e de oito vitórias em nove jogos.

Será um teste a este Valongo antes de enfrentar os "três grandes" e um duelo entre campeões do Mundo de Sub-20. Xavier Cardoso (Valongo) e Diogo Rodrigues (Paço de Arcos) conquistaram o Mundo juntos em 2013, em Cartagena de las Indias, tal como Luís Melo (Valongo) e Gonçalo Nunes (Paço de Arcos) em 2015, em Vilanova i la Geltrù. O atacante do Paço de Arcos - actualmente no topo da lista dos melhores marcadores a par de João Rodrigues - sagrar-se-ia bicampeão em 2017, em Nanjing, então ao lado dos valonguenses Bernardo Mendes e Carlos Ramos. Todos se sagrariam campeões às ordens do agora treinador do Paço de Arcos, Luís Duarte.

Inter-Regiões em Bragança

No seu Comunicado semanal desta semana, a Federação de Patinagem de Portugal formalizou a realização do Inter-Regiões em Bragança.

Numa organização da Associação de Patinagem do Porto, aquela localidade transmontana recebe o torneio dedicado às selecções regionais de Sub-15 entre os dias 22 e 25 de Março.

O sorteio da prova será realizado no próximo dia 28 de Fevereiro.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade