Diário

Hóquei Diário / 19 de Abril de 2018

Apr 19, 2018

Jogo grande em Valongo

O líder Sporting tem esta quinta-feira um compromisso importante na disputa do título nacional. Sem Pedro Gil, a cumprir castigo, os leões deslocam-se a Valongo para defrontar uma das equipas protagonistas deste campeonato.

Na primeira volta, no João Rocha, o Sporting venceu por 3-1, naquela que foi a última derrota do Valongo, entre Campeonato Nacional e Taça de Portugal. Os pupilos de Miguel Viterbo somam, desde esse "fatídico" dia 3 de Dezembro, 14 partidas sem perder, com 12 vitórias e dois empates, reduzindo para apenas quatro pontos - e tendo dois jogos a menos - a diferença para a Oliveirense e para um lugar na Liga Europeia.

No Municipal de Valongo, a performance da equipa que verá as referências Daniel Oliveira ("Poka") e Xavi Cardoso saírem no final da temporada, só é superada pelas dos chamados "três grandes". Em 10 partidas, só o Porto "passou" (venceu por 3-5) e, para além dos dragões, só o Benfica não voltou para casa sem pontos. Conseguiu um, com um empate a duas bolas.

Esta quinta-feira, a partir das 19h30, com arbitragem de José Pinto e Paulo Almeida e transmissão na TVI24, o Valongo cumpre frente ao Sporting um dos jogos em atraso, acertando o calendário a 28 de Abril, quando se deslocar ao Dragão Caixa, em partida adiada da 19ª jornada, quando ambas as equipas tinham jogadores na preparação para a Taça Latina.

Nacional de Sub-20 vai para a fase das decisões

Finda a prova zonal, uma primeira fase com quatro zonas, arranca este fim-de-semana a fase final - de apuramento de campeão - do Campeonato Nacional de Sub-20, prolongando-se até 21 de Julho.

Na discussão do título estarão Valongo e Barcelos (que deixaram pelo caminho Porto e Braga), Sanjoanense e Oliveirense, Alverca e Física (que bateram o pé a Turquel) e Benfica e Sporting, respectivamente campeão e vice-campeão nacional, a deixarem para trás, por exemplo o histórico Paço de Arcos.

As águias, campeãs nacionais no escalão, estiveram em destaque nesta primeira fase ao serem a única equipa 100% vitoriosa, registando o ataque mais profícuo, com 99 golos conseguidos. O Alverca, vencedor da série Sul A (ou "C") foi a equipa menos batida, com apenas 22 golos consentidos nas 10 partidas disputadas.

Relegados para a disputa da Taça Nacional, que permite competição a quem não está na luta pelo título, foram o Braga, Carvalhos, Gulpilhares, Infante Sagres, Juventude Pacense, Mealhada, Oliveira do Hospital e Porto (todos a integrarem a Zona Norte) e Juventude Salesiana, Oeiras, Paço de Arcos, Parede, Santa Cita, Sintra, Tomar e Turquel (no "grupo" do Sul). Cada uma das zonas terá um troféu atribuído, não havendo uma fase seguinte.

Melhores marcadores

Feitas as contas às 10 jornadas disputadas na primeira fase deste Campeonato Nacional, a lista de melhores marcadores é liderada por dois campeões do Mundo de Sub-20.

Companheiros em São João da Madeira na pretérita temporada, Hugo Santos (Benfica), com 32 golos, e Tiago Almeida (Sanjoanense), com 27, foram os mais certeiros e estarão na disputa pelo título. Ao contrário dos nomes que se seguem na lista... Tiago Mateus (Turquel, 24 golos), Gonçalo Meira (Braga, 18) ou João Rafael Costa (Gulpilhares, 18), disputarão a Taça Nacional.

Saiba mais: "Campeonato Nacional de Sub-20 - Apuramento 'de Campeão"

Saiba mais: "Campeonato Nacional de Sub-20 - Taça Nacional"

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade