Notícia

Edo Bosch castigado com 15 jogos efectivos

Sep 08, 2014

O guarda-redes do FC Porto viu finalmente o seu castigo ser anunciado. A pesada sanção aplicada de 20 jogos (15 efectivos e 5 de pena suspensa) já tinha sido veiculada pelo diário A Bola, inclusivamente com chamada de capa, sem no entanto haver comunicado da Federação de Patinagem de Portugal. Os comunicados são habitualmente publicados à quinta-feira mas não houve divulgação de qualquer documento no passado dia 4, sendo que a reunião do Conselho de Disciplina terá ocorrido na véspera.

O comunicado foi tornado público esta segunda-feira e passamos a transcrever a deliberação:

Ponderada a prova produzida nos presentes autos de Processo Disciplinar, bem como todo o circunstancialismo fáctico, conduta do Arguido e necessidade de prevenção de futuras infracções disciplinares, delibera o Conselho Disciplinar da Federação de Patinagem de Portugal, sancionar o Arguido Juan Ignasi Edo Bosch na Pena de Suspensão de Actividade por 20 (vinte) jogos ou provas, nos termos do disposto nos artigos 52º nº: 1.2.2, 53º e), 27º nº: 1 alíneas b) e h), 26º nº: 1 alíneas m), n), o) e h) e 28º nºs: 1, 2 e 3 todos do Regulamento de Justiça e Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal.

Porém, considerando que, o cumprimento total da pena de suspensão, colocaria em causa a participação do ora Arguido nas provas/jogos a realizar durante a época de 2014/2015 e que, no período compreendido entre Setembro de 2010 e Junho de 2014 o Arguido apenas foi sancionado disciplinarmente por 2 (duas) vezes – Acções Disciplinares exercidas em 29/09/2010 e 27/02/2013 respectivamente - delibera, nos termos do disposto no artigo 41º nºs: 1 e 2 do Regulamento de Justiça e Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal, suspender parcialmente a execução da pena.

Assim, delibera-se que, dos 20 (vinte) jogos ou provas de suspensão de actividade propostos, o Arguido cumpra efectivamente 15 (quinze) jogos ou provas, suspendendo-se a execução do remanescente período de suspensão – 5 (cinco) jogos ou provas – por um período de 6 (seis) meses a contar do início de participação do Clube pelo qual o Arguido se encontra inscrito (Futebol Clube do Porto) em provas de carácter oficial – Campeonato Nacional da I Divisão em Seniores Masculinos época de 2014/2015, previsto para 4 de Outubro de 2014, por assim se entender que, as necessidades de reprovação e prevenção de futuros ilícitos disciplinares se encontram acauteladas.

Mais, considerando a suspensão preventiva de actividade imposta ao ora Arguido aquando da instauração do presente Processo Disciplinar, suspensão que se manteve durante a tramitação dos presentes autos;

Considerando que, durante o período em que o infractor se encontrou suspenso preventivamente, o Arguido não realizou/disputou qualquer jogo ou prova de carácter oficial (uma vez que, o jogo nº: 1175 consubstanciou o último jogo disputado pelo Clube de inscrição), não poderá ser descontado qualquer tempo de suspensão, para cumprimento da pena agora deliberada. (Nos termos do disposto no artigo 121º nºs: 1, 2 e 3 do Regulamento de Justiça e Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal).

Federação de Patinagem de Portugal, Comunicado Disciplinar de 8 de Setembro de 2014

O caso reporta à partida da final da Taça de Portugal, disputada a 8 de Junho em Turquel. Na sequência de um livre directo, Edo Bosch agrediu o argentino Carlos López, tendo recebido ordem de expulsão.

A expulsão do guardião espanhol foi a terceira para os azuis-e-brancos nessa partida. Jorge Silva e Reinaldo Ventura foram castigados com 2 jogos, falhando a recepção ao Candelária e a deslocação a Almeirim para defrontar Os Tigres. Entretanto, o Porto deverá recorrer a instâncias superiores no sentido de reduzir o castigo.

Tiago Sousa de prevenção

Entretanto, para suprir a ausência forçada de Edo Bosch, o Porto chegou a acordo com Tiago Sousa. O internacional angolano representou os dragões entre 2003 e 2006 e preparava-se para terminar a carreira aos 36 anos, depois de na época passada ter vestido as cores do Mealhada.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade