Diário

Hóquei Diário / 20 de Julho de 2018

Jul 20, 2018

Portugal e Espanha vencem grupos

Portugal e Espanha saíram como vencedores na fase de grupos, depois de baterem, respectivamente, França e Itália.

Foram dois jogos equilibrados, justificando a expectativa para a derradeira jornada da fase de grupos. Em jogo arbitrado pelos portugueses Joaquim Pinto e José Pinto, a Espanha venceu a Itália por 2-0, numa partida em que chegou a estar a jogar apenas com Edu Lamas e Nil Roca por duplo azul a Raul Marin.

Alabart, que na etapa complementar seria poupado, inaugurou o marcador ainda na primeira parte, e Jordi Adroher fez, de livre directo, o segundo para a selecção orientada por Alejandro Dominguez.

Portugal teve de suar ainda mais. A selecção lusa ficou em vantagem a apenas um minuto do apito final, depois de, já na segunda parte, ter estado a perder por 1-4.

A vitória, por 5-4, foi construída sobre o desgaste físico dos gauleses, que pagam caro o aliarem um grupo curto (seis jogadores de pista) a um tipo de jogo muito intenso e a exigir alta disponibilidade física.

Saiba mais: "Reviravolta com a França agenda encontro com a Inglaterra"

Destaque ainda para as vitórias de Andorra no grupo A e da Alemanha no grupo B. Andorra venceu a Áustria por 6-0 e carimbou a sua presença (e a da Suíça) nos quartos-de-final, relegando os austríacos para a disputa do nono lugar.

A Alemanha já estava apurada, mas discutia com a Inglaterra o terceiro lugar e, mais do que isso, a possibilidade de evitar Portugal (assumia-se que os lusos terminavam em primeiro no grupo A) nos quartos-de-final. Os alemães, com Daniel Strieder a marcar quatro tentos, venceriam por 8-4.

Resultados de 19 de Julho

• [gr. A] Holanda 10-5 Bélgica (Eric Vives x6, Reginaldo Migalhas, Timo Tilborghs, Rafael Jeeninga x2; Sérgio Rita, Joeri Mertens x3, Nuno Rilhas)

• [gr. B] Andorra 6-0 Áustria (Gerard Miquel x2, Arnau Dilmè, Adrià Antequera, Llorenç Miquel, Nil Dilmè)

• [gr. B] Alemanha 8-4 Inglaterra (Mats Zilken, Daniel Strieder x4, Max Thiel, Liam Hages, Lucas Karschau; Owen Stewart, Josh Taylor x2, Alex Mount)

• [gr. B] Espanha 2-0 Itália (Ignacio Alabart, Jordi Adroher)

• [gr. A] Portugal 5-4 França (João Rodrigues x3, Gonçalo Alves e Diogo Rafael; Mathieu Le Roux, Roberto Di Benedetto, Remi Herman, Carlo Di Benedetto)

Classificação final da fase de grupos

Grupo A: 1º Portugal (12 pontos/4 jogos), 2º França (9/4), 3º Andorra (6/4), 4º Suíça (3/4), 5º Áustria (0/4)

Grupo B: 1º Espanha (15 pontos/5 jogos), 2º Itália (12/5), 3º Alemanha (9/5), 4º Inglaterra (6/5), 5º Holanda (3/5), 6º Bélgica (0/5)

Os quartos-de-final

Esta sexta-feira arranca a fase final do 53º Campeonato da Europa, com a disputa dos quartos-de-final.

No cruzamento dos grupos, Portugal defronta Inglaterra, quarta do grupo B, enquanto a Espanha defronta a Suíça, quarta no grupo de Portugal.

Por terem garantido o primeiro lugar nos seus grupos, Portugal e Espanha só se poderão encontrar na final (ou no jogo dos terceiro e quarto lugares), evitando-se na meia-final.

Em caso de vitória, no caminho de Portugal estará a Itália ou Andorra, ao passo que a Espanha terá pela frente Alemanha ou França.

Fora dos "quartos", ficaram Holanda, Áustria e Bélgica. As três selecções começam esta sexta-feira a disputar uma mini-liga entre si para decidir os três últimos lugares da classificação. O primeiro jogo é entre Áustria e Bélgica, ambas em busca de uma primeira vitória na prova.

Agenda de 20 de Julho (horas locais)

• [9º-11º] Áustria vs Bélgica, 10h

• [QF] Alemanha vs França, 12h30

• [QF] Andorra vs Itália, 17h30

• [QF] Suíça vs Espanha, 20h

• [QF] Inglaterra vs Portugal, 22h

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade