Notícia

'Treinos' com goleadas, antes do Clássico decisivo

Oct 12, 2018

Foto de capa: Federação de Patinagem de Portugal

No penúltimo dia do Campeonato da Europa, Espanha e Portugal venceram, quase em modo treino para a decisiva partida deste sábado.

Conhecendo a vitória da Espanha sobre a Alemanha por 10-2, Portugal entrou em pista para defrontar a Suíça sabendo que já não era realístico pensar numa vantagem em caso de empate no derradeiro jogo. E geriu o esforço em função disso.

Já se sabia que o vencedor do jogo entre Portugal e Espanha seria campeão, mas esta sexta-feira ficou definido que um empate coroa a Espanha.

Num ritmo justificadamente baixo, Portugal controlava a partida, mas sem conseguir desequilibrar a defensiva contrária. A Suíça fechava bem e até ganhou uma grande penalidade aos 15 minutos. Maria Celeste defendeu o remate de Daniela Senn e, mais do que o golo evitado, “despertou” o público presente que, mais entusiasta no seu apoio, empurrou Portugal para o tento inaugural. Ana Catarina Ferreira, a seis minutos do intervalo, após boa troca de bola, rematou cruzado, de pronto, para o fundo das redes, para o golo que dava vantagem ao intervalo.

No primeiro jogo do dia, a Itália fechou a sua participação com uma vitória por 3-2 sobre a França que vale a medalha de bronze.

A selecção portuguesa regressou dos balneários no mesmo ritmo “pastelão”. Mas suficiente.

Aos oito minutos, Portugal ganhou uma grande penalidade e, depois de ter ficado mal na fotografia no primeiro golo, a guarda-redes helvética voltou a ser infeliz. Defendeu o remate de Marlene, mas a bola ficou à mercê da avançada portuguesa, para esta fazer o segundo da partida. E, quatro minutos volvidos, Maria Sofia Silva fez o 0-3 e “matou” o jogo.

Marlene Sousa, depois de um jogo em branco, rubricou um hat-trick e lidera a tabela de goleadoras com 12 golos.

O terceiro português “matou” a questão – se havia questão - do vencedor, mas também a resistência helvética, desgastada pelo passar dos minutos.

Nos derradeiros sete minutos de jogo, Portugal marcou por cinco vezes. Ana Ferreira chegou ao hat-trick, tal como Marlene Sousa, e Maria Sofia Silva bisou.

“Final” terá transmissão em directo na RTP1.

Este sábado, a partir das 21h no Pavilhão Municipal da Mealhada e com transmissão em directo na RTP 1, Portugal e Espanha defrontam-se pelo título Europeu que está na posse das espanholas (há quatro edições) e que escapa às portuguesas desde 2001. Quem vencer é campeão. Se der empate, a Espanha será pentacampeã.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade