Notícia

World Skate quer protecções dos guarda-redes mais pequenas

Dec 29, 2018

No decorrer da Taça Intercontinental, foram apresentadas propostas de novos equipamentos para os guarda-redes e tudo aponta para a redução da dimensão das protecções daqueles que são o derradeiro obstáculo para um golo do adversário.

Há cerca de um ano, o comité europeu, com o intuito de esclarecer o regulamento vigente, acendeu o rastilho da polémica. Foram visados sticks (como o idealizado por Guillem Trabal), capacetes (como o usado por Carles Grau) e protecções (que muitos identificam com Ângelo Girão) e tudo acabou por ficar na mesma, inclusivamente abrangido pelo regulamento técnico que entrou em vigor no passado mês de Setembro.

Mas agora está à vista uma revolução. Com a polémica do final de 2017, falou-se da inevitabilidade de uma homologação dos equipamentos. E essa poderá chegar com alterações relevantes, em particular para os guarda-redes.

Numa reunião promovida este mês por ocasião da Taça Intercontinental em San Juan, Carmelo Paniagua, presidente da Federação Espanhola de Patinagem e figura maior da Comissão Técnica do Hóquei em Patins na World Skate, surpreendeu os presentes com as medidas dos equipamentos de guarda-redes que poderão ser propostas para homologação.

Por exemplo, caso as propostas apresentadas vinguem, a “luva semi-rígida” (a que não segura o stick) passará de 25 cm na sua zona mais larga (do polegar) para apenas 19, de 20 para 14 na zona dos restantes dedos, e de 40 cm de comprimento para 36 máximos.

As caneleiras sofreriam também uma redução drástica nas suas medidas máximas. De 30 cm no topo, passar-se-á para 24, e os 25 na base serão reduzidos a 21. E não serão permitidas caneleiras com mais do que 60 cm de altura, contra os 65 vigentes.

Também os badalados peitilhos deverão ser alvo de uma restrição métrica, que actualmente não existe, sendo estabelecida uma largura máxima de 40 cm.

A obrigatoriedade da homologação, com as novas medidas propostas, poderá avançar após os próximos Mundiais, que se realizam em Barcelona em Julho próximo.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade