Notícia

Debacle luso na Taça WSE

Jan 20, 2019

Foto de capa: Juri Chiari @facebook

Portugal não vai ter qualquer representante nos quartos-de-final da Taça WSE, ex-Taça CERS. Tal não acontecia desde a temporada 2012/13, quando, só com dois representantes lusos, Óquei de Barcelos e Braga caíram nos “oitavos”.

Na edição desta época, o Óquei de Barcelos - presente nas últimas quatro Final Four, chegando três vezes à final e vencendo duas vezes o troféu - caíra na primeira eliminatória, por uma decisão de “secretaria”. Agora, Tomar, Juventude de Viana e Turquel não conseguiram virar os resultados negativos da primeira mão e não estarão entre as oito equipas que continuam em prova.

O Tomar trouxera de Itália uma desvantagem de quatro golos na bagagem, mas não deixava de acreditar na reviravolta. No entanto, o Sarzana, uma das boas surpresas do campeonato italiano esta época, não permitiria que os nabantinos recuperassem mais do que dois golos e, apesar da derrota por 5-3, segurou o passe para os quartos-de-final, em que defrontará os catalães do Igualada.

A Juventude de Viana levava tudo em aberto para a Catalunha, depois de um empate a dois no Minho. E a desvantagem mínima ao intervalo (2-1) permitia acalentar o sonho do apuramento vianense, mas o Voltregà não cederia perante o seu público.

Depois de garantir a presença na Copa del Rey, o Voltregà capitalizou bem esse momento anímico e, apesar de não contar com Xavi Crespo (autor dos dois golos em Viana do Castelo), garantiria a vitória por 4-2.

Semifinalista na pretérita temporada, o Voltregà defrontará agora os austríacos do Wolfurt, apurados para os quartos-de-final depois de uma falta de comparência aos franceses do Merignàc, ainda na primeira mão. Questões de secretaria à parte, os catalães partem com todo o favoritismo para repetirem a presença na Final Four.

O Turquel estava praticamente com os dois patins fora da prova, mas ao intervalo em Itália tinha atravessado um na porta que muitos davam já como fechada.

A derrota na “Aldeia do Hóquei”, por 2-5, perante um experiente Viareggio faria poucos acreditarem no apuramento. Mas, agora sob o comando de João Simões, o Turquel soube jogar em algum excesso de confiança da equipa italiana e, com três golos do reforço de Inverno João Souto e outro de Pedro Batista (para um parcial de 1-4), a eliminatória estava empatada quando as duas equipas recolheram aos balneários para o intervalo.

Viria em má altura o descanso… Os italianos tiveram oportunidade para acertarem agulhas e recuperar o foco no jogo e na eliminatória e na segunda parte, liderados por Reinaldo Ventura e Jepi Selva, anularam a desvantagem da briosa equipa turquelense, chegando à igualdade – final – a quatro.

O Viareggio terá agora pela frente o Valdagno de André Centeno, que levou de vencida o Biasca por 9-6. O duelo garante desde logo uma equipa italiana na Final Four da competição.

O quarto embate dos quartos-de-final será entre o Nantes e o Lleida.

Os Nantes, depois do afastamento administrativo do Barcelos, afastaram nestes “oitavos” os compatriotas do Coutras, numa decisão que só chegou no desempate por grandes penalidades. No fim do tempo regulamentar, o Coutras tinha anulado, com um 5-3, a desvantagem de dois golos da primeira mão. O prolongamento deu um inusitado empate a dois e, na “lotaria”, um tento solitário apurou o Nantes.

Os franceses enfrentam agora o Lleida, detentor do troféu. Num duelo catalão, a equipa de Albert Folguera venceu pela margem mínima (6-5), mas trazia uma larga vantagem de cinco golos da primeira mão em Girona.

Oitavos-de-final

Segunda mão

• Diessbach 3-4 Igualada (4-8 no agregado)

• Tomar 5-3 Sarzana (7-9)

• Lleida 6-5 Girona (12-6)

• Merignac vs Wolfurt (cancelado, 0-10)

• Voltregà 4-2 Juventude de Viana (6-4)

• Valdagno 9-6 Biasca (15-11)

• Coutras 5-3 Nantes (7-7, 2-2 ap, 0-1 gp)

• Viareggio 4-4 Turquel (9-6)

Quartos-de-final

Primeira mão

• Sarzana vs Igualada, 16.Fev

• Nantes vs Lleida, 16.Fev

• Wolfurt vs Voltregà, 16.Fev

• Viareggio vs Valdagno, 16.Fev

Segunda mão

• Igualada vs Sarzana, 9.Mar

• Lleida vs Nantes, 9.Mar

• Voltregà vs Wolfurt, 9.Mar

• Valdagno vs Viareggio, 9.Mar

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade