Notícia

Sporting e Benfica já estão nos 'quartos'

Jan 20, 2019

A quarta jornada, primeira da segunda volta, da fase de grupos da Liga Europeia deu a conhecer as primeiras equipas apuradas para os quartos-de-final. Sporting e Benfica, ainda que com desfechos distintos nas suas partidas, estão já matematicamente na fase seguinte da prova.

Grupo A

No grupo A, o Barcelona recebeu e venceu a Oliveirense por 7-6 num jogo que serviu de homenagem a Aitor Egurrola pelos seus 20 anos na baliza da equipa principal dos blaugrana.

Um dos companheiros do “Polvo” em alguns capítulos destas duas décadas, Marc Torra, foi a figura dos primeiros minutos de jogo, colocando a Oliveirense a vencer por duas vezes. João Rodrigues anulou o primeiro golo e Matías Pascual o segundo, para Nil Roca, aos 15 minutos, virar o marcador.

João Rodrigues e Marc Torra – que numa temporada jogaram juntos no Benfica - assinaram hat-tricks no jogo do Palau.

O Barcelona não mais estaria em desvantagem, mas a Oliveirense esteve sempre na discussão. Ricardo Barreiros restabeleceu a igualdade a três e, numa demonstração de grande força mental, a equipa de Renato Garrido chegaria ao 5-5 antes do intervalo depois de Pau Bargalló ter dado uma vantagem de dois golos à equipa de Edu Castro.

A segunda parte não seria tão abundante em golos. Os quase três mil espectadores – um recorde da temporada – que presenciaram o jogo veriam João Rodrigues bisar para o 6-5, respondendo Jorge Silva, também bisando, com o 6-6. A cinco minutos do final, João Rodrigues, com mais minutos pela ausência de Pablo Alvarez (lesionado), fecharia as contas da partida com o 7-6 final.

O Barcelona soma agora nove pontos, tantos como o Follonica, que venceu em Itália o Quevert por 4-3. Os franceses, que ainda não somaram qualquer ponto, recebem na próxima jornada, a 16 de Fevereiro, a Oliveirense.

4ª jornada

• Follonica 4-3 Quevert

• Barcelona 7-6 Oliveirense

Classificação

1º Barcelona (9 pontos), 2º Follonica (9), 3º Oliveirense (6), 4º Quevert (0)

Grupo B

Depois de ter vencido na Corunha por 1-4, o Sporting selou a passagem à fase seguinte da mais importante prova europeia com nova vitória sobre os pupilos de Juan Copa, desta feita por 6-4.

O encontro do João Rocha teve muito de semelhante ao da época transacta, com os leões a terem de recuperar de uma desvantagem parcial. O Liceo chegou a estar a vencer por 1-3, mas, mais uma vez, não conseguiu segurar a vantagem.

Apurado para os “quartos”, o Sporting defrontará Porto, Lodi ou Reus.

Pedro Gil, ausente da partida para o Campeonato frente ao Paço de Arcos, foi determinante na dinâmica da equipa e assinou dois golos, a que se juntaram dois do capitão de João Pinto e dois de um Raul Marin que começa a aproximar-se do registo goleador que lhe valeu, por exemplo, o recorde de golos numa temporada de OK Liga.

No outro jogo do grupo B, o Forte venceu o Herringen e colocou forte pressão sobre o Liceo. Os italianos somam nove pontos e basta-lhes um ponto nas duas restantes jornadas para garantirem o apuramento para os “quartos”. Para além da vantagem de seis pontos sobre a equipa galega, o Forte levará sempre à Corunha – na derradeira jornada – a vantagem adicional de três golos no confronto directo, depois da vitória por 5-2 na primeira volta.

4ª jornada

• Sporting 6-4 Liceo

• Forte 6-0 Herringen

Classificação

1º Sporting (12 pontos), 2º Forte (9), 3º Liceo (3), 4º Herringen (0)

Grupo C

Em Itália, o Porto não conseguiu manter o seu registo 100% vitorioso, mas continua invicto e isolado na liderança. Numa partida em que não houve golos na primeira parte, os dragões adiantaram-se no marcador com um golo de Hélder Nunes, para Luís Querido repor a igualdade de grande penalidade.

A equipa de Nuno Resende soma agora sete pontos, menos três que os azuis-e-brancos, mas tem o Reus a apenas um ponto. Os catalães, que nesta ronda venceram o Saint-Omer por 5-3, recebem na próxima jornada a equipa italiana. Caso o Lodi vença, carimba a presença nos “quartos”. Já ao Porto “basta-lhe” pontuar em França para se apurar para a próxima fase.

4ª jornada

• Lodi 1-1 Porto

• Reus 5-3 Saint-Omer

Classificação

1º Porto (10 pontos), 2º Lodi (7), 3º Reus (6), 4º Saint-Omer (0)

Grupo D

O Benfica recebeu o Noia e teve tudo para garantir a quarta vitória em outros tantos jogos nesta Liga Europeia, mas a estreia de Alejandro Dominguez nas competições europeias não terminou da melhor maneira para os encarnados.

Com golos de Adroher, Casanovas e Diogo Rafael, o Benfica parecia partir para uma vitória tranquila. O Noia reduziu ainda na primeira parte, num livre directo de Sergi Llorca, mas, já na segunda parte, Valter Neves fez o 4-1 a nove minutos do fim, quase selando a vitória. Quase.

A cinco minutos do apito final, Sergi Aragonés reduziu para 4-2 e, no derradeiro minuto, o Noia chegaria mesmo ao empate. Xavi Costa fez o 4-3, o técnico Pere Varias acreditou e, com cinco jogadores de pista, o capitão Aleix Esteller fez o 4-4 em cima do apito final.

Golo do capitão Aleix Esteller manteve o Noia vivo na luta pelo apuramento para os “quartos”.

O ponto mantém viva a esperança do Noia, apesar do Monza ter vencido o Montreux. Os italianos têm cinco pontos de vantagem sobre os catalães e uma vantagem de quatro golos no confronto directo. O Noia desloca-se na próxima jornada à Suíça e não pode facilitar, enquanto “torce” para que o Benfica vença o Monza em Itália. Tal adiaria a decisão de quem acompanha o Benfica à próxima fase para a última jornada, quando o Monza se deslocar a Sant Sadurní.

Isto porque, apesar do empate, o Benfica logrou carimbar desde já a passagem aos quartos-de-final, em que procurará o regresso à Final Four depois de ter falhado o apuramento na pretérita temporada. Os encarnados defrontarão uma equipa do grupo A, entre Barcelona, Follonica e Oliveirense.

4ª jornada

• Benfica 4-4 Noia

• Monza 6-2 Montreux

Classificação

1º Benfica (10 pontos), 2º Monza (9), 3º Noia (4), 4º Montreux (0)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade