Notícia

Liceo vai ao Palau para evitar o ‘fim’ da OK Liga

Jan 22, 2019

Foto de capa: Luis Velasco

A 16ª jornada da OK Liga arrancou no passado sábado com a vitória do Calafell sobre o Lloret por 4-3, ficando os restantes sete jogos reservados para esta terça-feira. Incluindo um decisivo clássico entre Barcelona e Liceo.

Um clássico decisivo na primeira jornada da segunda volta? Ficando ainda 14 jornadas por disputar naquele que, por alguns, ainda é considerado o Melhor Campeonato do Mundo?

De facto, a liga espanhola prima por jogos muito disputados, de resultados imprevisíveis, em que não é estranho perder pontos em qualquer pista. A não ser que uma das equipas seja o Barcelona.

O francês Carlo Di Benedetto assinou um hat-trick na primeira volta e soma 20 golos na OK Liga, sendo apenas superado por Pablo Alvarez, com 22

Os blaugrana, pentacampeões, só em três dos 15 jogos disputados nesta edição da OK Liga não venceram, e ainda não conheceram o sabor da derrota. Detentores da Taça do Rei, OK Liga e Liga Europeia e, já esta época, vencedores da Taça Continental e Taça Intercontinental, só escapou à equipa orientada por Edu Castro, em Setembro último, a “Supercopa”. Para o Liceo.

Na primeira volta, o Barcelona venceu no Riazor por 4-5. Uma semana antes, em Sant Sadurní, o Liceo vencera, na decisão da Supertaça, por 2-3.

Nas últimas 10 temporadas, o Liceo sagrou-se campeão apenas em 2012/13, terminando sete vezes como vice, seis delas em títulos do Barça. Nessas mesmas 10 temporadas, o gigante de Barcelona foi campeão oito vezes, tendo só deixado escapar o título duas vezes nas últimas duas décadas.

Barça de Edu Castro ainda só perdeu uma vez para a OK Liga, em Reus, em Novembro… de 2017

Se na noite desta terça-feira (a partir das 21h15 locais), o Barcelona vencer o perseguidor Liceo, passa a contar com com sete pontos de vantagem, tendo de perder pelo menos oito (assumindo que o Liceo vença todas as partidas que lhe ficariam a faltar disputar) para deixar escapar o “hexa”. E duas das três equipas que custaram pontos aos blaugrana - Reus e Noia, as outras equipas espanholas da Liga Europeia (o outro empate foi com o Lleida) – deslocar-se-ão na segunda volta ao Palau Blaugrana.

Os três empates desta época significam seis pontos perdidos até ao momento, tendo assim o Barcelona – sempre no caso de hipotética vitória frente ao Liceo – de vir a perder pelo menos um total de 14 na temporada. O que, no penta, só por uma vez aconteceu. Foi em 2016/17, com três empates e três derrotas (15 pontos perdidos), e, mesmo assim, acabaria nove pontos à frente do vice, Reus.

Juan Copa é o timoneiro de um Liceo que lutará por mais do que a sua condição de candidato ao título

Em 2013/14, o Barça perdeu 8 pontos (um empate e duas derrotas) nos 90 possíveis, em 2014/15 perdeu apenas cinco (um empate e uma derrota), em 2015/16 perdeu 12 (três empates e três derrotas), em 2016/17 perdeu os tais 15 pontos anteriormente mencionados e na pretérita temporada registou quatro empates e uma derrota, para um total de “apenas” 11 pontos perdidos…

Para esta noite, o Barcelona já deverá contar com Pablo Alvarez. Ausente do jogo com a Oliveirense para a Liga Europeia com uma gastroenterite, “Pablito” é um dos quatro jogadores de pista às ordens de Edu Castro com passado no Liceo, com Matias Pascual, Marc Gual e Pau Bargalló. Do lado do Liceo, há também alguns regressos a registar ao Palau, nomeadamente de Edu Lamas e Sergi Miras, sendo que Marc Coy fez parte da sua formação de blaugrana.

João Rodrigues ficou em branco na Corunha, na sua estreia na OK Liga, mas tem vindo a ganhar preponderância – e a marcar golos – nos blaugrana

Em perspectiva, está um grande jogo. O Barcelona terá muita gente a torcer contra si e contra a sua hegemonia, mas tal não tem importunado um colosso que vai coleccionando títulos. O agora Deportivo Liceo, numa espécie de versão sobre rodas de Robin dos Bosques, procurará manter viva a esperança numa conquista que seria sempre épica no contexto actual.

A OK Liga prosseguirá no próximo fim-de-semana, com grandes jogos, de muita intensidade, com muitos pontos de interesse. Mas será a luta pelo título ainda um deles?

Jornada 16

Jogos

• Calafell 4-3 Lloret

• Voltregà vs Alcobendas, 22.Jan, 21h

• Vendrell vs Reus, 22.Jan, 21h

• Sant Cugat vs Lleida, 22.Jan, 21h

• Vic vs Igualada, 22.Jan, 21h

• Noia vs Alcoy, 22.Jan, 21h

• Girona vs Caldes, 22.Jan, 21h

• Barça vs Liceo, 22.Jan, 21h15

* horas locais

Classificação

1º Barcelona (39 pontos), 2º Liceo (35), 3º Reus (30), 4º Caldes (29), 5º Noia (28), 6º Lleida (27), 7º Igualada (23), 8º Calafell* (21) 9º Voltregà (18), 10º Lloret* (15), 11ºs Vic, Alcobendas (14), 13ºs Sant Cugat, Vendrell (12), 15º Alcoy (11), 16º Girona (8)

* com mais um jogo

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade