Notícia

Primodivisionários conheceram 'sorte' na 'prova rainha'

Feb 05, 2019

Depois de três eliminatórias, os 16-avos-de-final da Taça de Portugal marcarão a entrada em cena das equipas da I Divisão.

O sorteio, realizado esta segunda-feira, ditou desde já três encontros entre equipas do escalão maior. O Sporting desloca-se a Braga, o Oeiras recebe a Oliveirense e o Paço de Arcos defronta o Tomar, finalista em 2017 e semifinalista em 2018.

Mas as dificuldades daqueles que fazem cartaz naquele que é apelidado de “Melhor Campeonato do Mundo”, não se esgotam nos confrontos directos.

Os dois primeiros de cada uma das zonas da II Divisão, candidatos à subida, terão o seu valor à prova frente a primodivisionários e são sérios candidatos a “tomba-gigantes”. A Sanjoanense, líder da Zona Norte, recebe o Valongo, finalista em 2018, ao passo que o Académico de Cambra, segundo, recebe o Óquei de Barcelos. A Sul, o líder Tigres recebe o Turquel num jogo especial para André Luís, agora treinador da equipa de Almeirim, que terá pela frente o emblema que defendeu por mais de 30 anos. O perseguidor d’Os Tigres, o Alenquer, recebe o Marinhense.

Nos confrontos entre equipas da II e I Divisão (sempre em casa das equipas do escalão secundário), nota também para a deslocação da Juventude de Viana ao Pico para defrontar o Candelária e para um dérbi minhoto entre Famalicense e um Riba d’Ave que na pretérita temporada só caiu nas meias-finais, frente ao Porto, que viria a conquistar o troféu.

9 de Março, data dos 16-avos da Taça, é dia de jornada europeia, com o fecho da fase de grupos da Liga Europeia. Oliveirense, Sporting, Porto e Benfica terão de alterar os seus jogos da "prova rainha".

De resto, os dragões partem para nova edição da Taça de Portugal como vencedores das últimas três edições, sempre com Guillem Cabestany no comando técnico, e começam o caminho para o “tetra” em Oliveira de Azeméis, frente à Escola Livre, da III Divisão. Também o Benfica, última equipa a vencer a Taça de Portugal antes de Cabestany chegar a Portugal, começa frente a um adversário da III Divisão, o Sporting de Torres.

Entre as equipas da III Divisão, destaque para o jogo entre Sesimbra e Pessegueiro do Vouga, num duelo entre duas equipas desse escalão. Uma delas estará nos oitavos-de-final da “prova rainha”.

Os 16-avos-de-final estão agendados para 9 de Março, seguindo-se os “oitavos” a 6 de Abril, os “quartos” a 4 de Maio e, finalmente, a Final Four, com meias-finais e final, a 1 e 2 de Junho.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade