Notícia

Deu empate(s)

Mar 25, 2019

Realizaram-se este sábado três partidas da 21ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, ficando por disputar os jogos em que intervêm as quatro equipas da frente, que tiveram compromissos para a Liga Europeia.

Em três jogos, três empates deixaram tudo mais ou menos na mesma na luta pela manutenção. Destaque para o empate do Turquel na recepção à Juventude de Viana que, entre as nove que matematicamente podem descer, é a mais tranquila.

Na Aldeia do Hóquei, depois de uma primeira parte sem golos, o Turquel adiantou-se de livre directo a meio da etapa complementar, pelo quase inevitável João Souto. A Juventude de Viana igualaria por Luís Viana a seis minutos do final de uma partida que não terminaria sem a expulsão do técnico André Azevedo, que assim deverá desfalcar a equipa técnica vianense nos próximos encontros.

Jornada fica completa esta quarta-feira, com os jogos das equipas que estiveram na Liga Europeia.

A Juventude de Viana – em sexto lugar - está sete pontos acima da linha de água, o que deverá ser suficiente para o objectivo da manutenção. A três pontos da equipa de André Azevedo, e quatro acima da zona de despromoção, está o Turquel.

A linha de água é dividida por Valongo e Paço de Arcos, que, depois de empatarem na primeira volta, chegaram ao embate da segunda empatados na classificação… e voltaram a empatar.

Em Valongo, a equipa local chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Ruben Pereira e Carlos Ramos (“Carlitos”), mas com uma grande penalidade e um livre directo falhados que viriam a custar nas contas finais.

Na etapa complementar, Rafael Lourenço reduziu aos quatro minutos e Tiago Gouveia anulou a vantagem valonguense aos 15, levando a emoção até ao derradeiro minuto de jogo.

Até ao final do campeonato, o Valongo defronta Benfica, Tomar, Oliveirense, Porto e Braga. Jogo da próxima jornada, com o Benfica, será jogado em Paço de Arcos.

À entrada do minuto final, Diogo Fernandes, que instantes antes desperdiçara uma grande penalidade, transformou em golo o livre directo da décima falta do Paço de Arcos. Pouco depois, na décima falta do Valongo, Tomás Moreira, apesar de estar num pavilhão onde passou parte da sua formação, não vacilou e repôs a igualdade no 3-3 final.

Com os mesmos 19 pontos, o Valongo está acima da linha de água e o Paço de Arcos abaixo… Sem facilidades para ninguém, o calendário dos valonguenses é particularmente “assustador”. A equipa de Miguel Viterbo defronta Benfica, Oliveirense e Porto, ganhando muito peso a recepção ao Tomar, no final de Abril, e a deslocação a Braga, na derradeira jornada. O Paço de Arcos terá de resolver a questão antes (com Turquel, Oeiras e Juventude de Viana), para poder respirar nos jogos com Sporting e Benfica, nas duas últimas jornadas.

O Tomar está a um ponto de Paço de Arcos e Valongo. Nesta jornada, a equipa de Nuno Lopes empatou em Barcelos.

Ruben Sousa, tal como Guilherme Silva, assinou um hat-trick no empate a quatro entre Barcelos e Tomar.

Aos seis minutos, Guilherme Silva inaugurou o marcador para a equipa da cidade dos Templários, mas Ruben Sousa não deixou que o Óquei chegasse ao intervalo em desvantagem, igualando a dois minutos do intervalo.

De resto, Ruben Sousa assumiria praticamente a ficha de golos dos barcelenses. Na etapa complementar, faria também os segundo e terceiro golos (nos primeiros quatro minutos), mas veria o Tomar anular a “sua” vantagem, com tentos de João Candeias e Guilherme Silva.

Guilherme Silva não ficaria atrás de Ruben Sousa e chegaria também ao hat-trick, num golo a três minutos do final, que voltava a colocar o Tomar na frente do marcador. Mas os três pontos que tanto jeito dariam aos nabantinos na luta pela manutenção, seriam reduzidos a apenas um. Hugo Costa, um minuto volvido sobre o quarto do Tomar, faria o 4-4 final.

21ª jornada

Jogos

• Valongo 3-3 Paço de Arcos

• Turquel 1-1 Juventude de Viana

• Óquei de Barcelos 4-4 Tomar

• Braga vs Porto, 27.Mar, 19h45

• Sporting vs Oeiras, 27.Mar, 20h

• Riba d’Ave vs Benfica, 27.Mar, 21h

• Marinhense vs Oliveirense, 27.Mar, 21h

Classificação

1º Porto* (49 pontos), 2º Sporting*, Oliveirense* (46 pontos), 4º Benfica* (41), 5º Óquei de Barcelos (36), 6º Juventude de Viana (26), 7º Braga* (24), 8º Riba d’Ave* (23), 9º Turquel (23), 10º Oeiras* (20), 11º Valongo (19), 12º Paço de Arcos (19), 13º Tomar (18), 14º Marinhense* (10)

(* acertam calendário a 27 de Março)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade