Notícia

Nacional de Sub-23 será realidade na próxima temporada

Apr 24, 2019

A Federação de Patinagem de Portugal oficializou a criação do Campeonato Nacional de Sub-23 já para a próxima temporada.

A temporada de 2019/20 que se avizinha ficará marcada pelo fim do escalão de Sub-20, passando a vigorar um de Sub-19, o que encurta em um ano a formação dos jovens atletas. Para aqueles que para o ano cumpririam o seu terceiro ano de “juniores”, a transição para sénior será abrupta.

No sentido de facilitar a integração entre os seniores, a FPP avança com a criação de uma Nacional de Sub-23, ainda que não tenha havido consenso claro sobre o mesmo quando o tema foi debatido na reunião entre a federação e os clubes da I Divisão no passado dia 3 de Março. Nomeadamente quanto às vantagens desportivas em relação às instituídas equipas “B”.

Para já, as vantagens são económicas. Quem criar uma equipa de Sub-23 estará isento no primeiro ano do pagamento de Taxas de Inscrição, Organização e Transferência.

Sporting será o primeiro interessado?

Em entrevista publicada no passado dia 20, Miguel Albuquerque, “homem forte” das modalidades do Sporting, anunciou a “extinção” da equipa “B”, que milita na II Divisão com atletas Sub-20.

No entanto, à semelhança do futebol, os leões poderão avançar para a criação de uma equipa de Sub-23, o que desde logo poderia salvaguardar os atletas que subirão a seniores na próxima temporada. Casos por exemplo de Diogo Miranda e António Estrela, e também - pela alteração dos escalões etários - do argentino Facundo Navarro, dos gémeos André e António Coimbra (irmãos de Manuel Coimbra), Marco Godinho ou Xavier Pinho.

Modelo competitivo

A proposta da FPP contempla um campeonato em três fases.

1ª fase

Uma Prova Regional em cada uma das Regiões Autónomas e uma Prova Regional em território continental dividida em duas zonas, com a Zona Norte/Centro a integrar as associações de patinagem do Minho, Porto, Aveiro e Coimbra e a Zona Centro/Sul a integrar Leiria, Ribatejo, Lisboa, Setúbal e Alentejo e Algarve.

2ª fase

Campeonato a uma volta, em pista a designar pela FPP, em duas zonas. Para a “final four” da Zona Norte/Centro apuram-se os três primeiros classificados da Zona Norte/Centro e o representante da Região Autónoma da Madeira, ao passo que para a “final four” da Zona Centro/Sul se apuram os três primeiros classificados da zona Centro/Sul e o representante da Região Autónoma dos Açores.

3ª fase

Campeonato a uma volta, em pista a designar pela FPP, com a participação dos 1º e 2º classificados da Final Four da Zona Norte/Centro e os 1º e 2º classificados da Final Four da Zona Centro/Sul.

As “final four” das 2ª e 3ª fase serão disputadas em datas a designar, mas sempre de sexta a domingo.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade