Notícia

Começa a defesa do último bastião luso num império espanhol

Jun 29, 2019

Foto de capa / Nanjing: Luís Velasco

Começa este domingo em Vilanova i la Geltrù a disputa do Campeonato do Mundo de Sub-19, que marca o arranque dos World Roller Games 2019 no que ao Hóquei em Patins diz respeito.

Os escalões mudaram e, em consonância com as directivas olímpicas, os Sub-19 surgem como sucessor dos Sub-20. Nesse sentido, Portugal defende o título conquistado na primeira edição dos “Jogos”, em Nanjing, em 2017, naquele que foi o terceiro título mundial consecutivo no escalão.

Mas a importância desta competição para Portugal vai para além dessa defesa do título.

Portugal defende título conquistado na China

Para além da responsabilidade de dar continuidade ao trabalho vencedor de Luís Duarte, seleccionador em três títulos mundiais e quatro europeus, Vasco Vaz lutará pela única grande competição em que Portugal detém o troféu, sendo a Espanha campeã europeia de Sub-17 (conquistado em Correggio, 2018), Sub-20 (Viana do Castelo, 2018), Seniores Femininos (Mealhada, 2018) e Seniores Masculinos (Corunha, 2018) e campeã mundial de Seniores Femininos e Masculinos, ambos conquistados na China.

Vasco Vaz, de regresso ao comando técnico do escalão 13 anos depois (foi seleccionador nacional de Sub-20 entre 2003 e 2006, conquistando o Mundial de 2003), chamou a esta epopeia os guarda-redes Alejandro Edo e Tiago Freitas e os jogadores de pista Afonso Severino, Diogo Abreu, Diogo Barata, Gustavo Pato, João Pedro Pereira, Lucas Santos, Miguel Fortunato e Zé Miguel Gonçalves. O objectivo é repetir o título de 2015, conseguido precisamente em Vilanova i la Geltrú, numa final decidida em grandes penalidades. Onde estava, por exemplo, Miguel Vieira, agora chamado à selecção principal.

Em 2015, Portugal triunfou no mesmo Isaac Gálvez em que agora disputa o Mundial de Sub-19

Para além de Miguel Vieira, hoje parte da equipa principal do Benfica, o grupo de 2015 contava com um grupo de valoroso de atletas, mas que ainda procura afirmação plena no escalão maior. O guarda-redes Tiago Rodrigues brilhou na subida da Sanjoanense e vai reforçar o Porto. Pedro Freitas, Diogo Seixas, Luís Melo e Diogo Casanova serão companheiros na próxima temporada do Riba d’Ave. Álvaro Morais e Gonçalo Nunes são aposta continuada no projecto do Barcelos. Gonçalo Pinto regressa à Luz – após dois empréstimos – para reencontrar Miguel Vieira e Pedro Batista deverá ser cedido ao Paço de Arcos, de Luís Duarte, pelas águias.

Estreia com Itália

Regressando ao presente, a selecção portuguesa de Sub-19 estreia-se às 22h locais deste sábado, frente à sua congénere italiana, que muitos apontam também como candidata ao título. O embate promete emoção, sendo que antes há um outro clássico entre putativos candidatos. Espanha e Argentina jogam a partir das 20h.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade