Breve

Depois de seis finais, dérbi ibérico é nas ‘meias’

Jul 02, 2019

Portugal está nas meias-finais do Campeonato do Mundo de Sub-19, depois de vencer a Suíça por 1-7.

Num jogo que não se antevia com dificuldades de maior, Portugal inaugurou o marcador aos seis minutos num lance caricato da defensiva helvética, a introduzir a bola na sua baliza depois do guarda-redes ter defendido um remate de Miguel Fortunato.

Dois minutos depois, Zé Miguel Gonçalves ampliou e, mais quatro minutos volvidos, Afonso Severino fez o 0-3 num remate do meio da rua para o fundo das redes da baliza à guarda de Jonas Hasler.

Após um azul a Remo Schuler, Gustavo Pato desperdiçaria um livre directo – foi, com pontaria a mais, ao poste… - e Portugal também não aproveitou o momento de superioridade numérica, mas o quarto golo acabaria por chegar ainda antes do intervalo, por Diogo Abreu.

Na etapa complementar, a selecção de Vasco Vaz voltou a desperdiçar um livre directo (por Diogo Barata), mas desta feita não enjeitaria estar com um a mais em pista – novamente por azul a Remo Schuler -, com Gustavo Pato a assinar o quinto golo luso a 18 minutos do apito final.

A selecção das quinas geria os acontecimentos e, apesar de ter consentido um golo de livre directo (Tiago Freitas tinha ganho duelo semelhante na primeira parte, mas, à segunda, “permitiu” o golo a Patrick Wittwer) na sua 10ª falta, a vitória era uma questão de tempo.

A sete minutos do fim, Afonso Severino bisou de meia distância para o 1-6 e, um minuto depois, o capitão João Pedro Pereira fazia o 1-7 final.

Portugal defronta agora nas meias-finais, já esta quarta-feira, a Espanha, que venceu a Colômbia de André Torres por 4-0. As duas selecções ibéricas encontraram-se nas últimas seis finais (em oito edições) do antecessor Mundial de Sub-20, com a Espanha a triunfar em 2007 (2-1), 2009 (5-3) e 2011 (7-2) e Portugal a erguer o troféu em 2013 (4-1), 2015 (4-3, nas grandes penalidades) e 2017 (2-0).

Na outra meia-final, defrontam-se Argentina e Itália, que venceram respectivamente os Estados Unidos (12-0) e o Chile (3-5).

Campeonato do Mundo de Sub-19

Quartos-de-final

• Argentina 12-0 Estados Unidos

• Chile 3-5 Itália

• Espanha 4-0 Colômbia

• Suíça 1-7 Portugal

Meias-finais

• Espanha vs Portugal • 3.Jul, 19h30

• Argentina vs Itália • 3.Jul, 19h30

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade