Notícia

Portugal esbarra no bloco italiano

Jul 07, 2019

A Itália venceu Portugal por 3-2 na estreia das duas selecções neste Campeonato do Mundo de Seniores Femininos. Apesar de ainda nada ficar definido, a estreia das vice-campeãs europeias não foi a desejada.

A selecção orientada por Hélder Antunes até entrou melhor. Ainda não estavam cumpridos dois minutos quando Inês Vieira dispôs de uma grande penalidade, mas a guarda-redes Veronica Caretta daria os primeiros “passos” numa exibição segura. A recarga foi ao ferro, no prenúncio de uma tarde infeliz das portuguesas na finalização.

Veronica Caretta começou cedo a mostrar que seria um obstáculo complicado de ultrapassar

Aos oito minutos ainda se festejou o golo de Moncóvio, mas seria anulado, com a festa a ser adiada para três minutos depois. Em lance individual, Marlene Sousa inaugurava o marcador, no culminar da boa entrada lusa.

Portugal manteve uma pressão alta, mas a Itália lograria o empate, numa grande penalidade transformada aos 13 minutos por Elena Tamiozzo. E, pouco depois, a capitã Giulia Galeassi consumava a reviravolta, para uma vantagem injusta para o que as duas equipas tinham jogado, mas um prémio para a eficácia “azzurra”.

Marlene fez o primeiro para Portugal; o segundo demorou demasiado a chegar…

Faltavam jogar mais de 10 minutos da primeira parte e toda a segunda, mas Portugal sentiria muitas dificuldades em ultrapassar um bloco coeso italiano que ganhava conforto com o passar dos minutos.

Em vantagem ao intervalo, as italianas dilataram o marcador aos oito minutos da etapa complementar, com Tamiozzo a bisar, e praticamente abdicaram de atacar. Como o seleccionador Massimo Giudicce referiria em conferência de imprensa, se estavam a ganhar por dois, porque tinham de ir em busca de mais golos. E, reforçaria que uma coisa é recuar e ficar na expectativa, outra é saber fazê-lo. E a Itália soube fazê-lo muito bem.

Elena Tamiozzo bisou

Conseguindo raramente ultrapassar o bloco italiano, surgia sempre Caretta para negar o golo quando este estava iminente. Nota para a entrada da jovem Catarina Pedro – completa 17 anos na próxima terça-feira - que ainda agitou o jogo, apesar de faltar reflexo no marcador.

Já na recta final, a guarda-redes italiana negaria o golo de livre directo a Marlene Sousa e de grande penalidade a Inês Vieira. Ana Catarina Ferreira conseguiu, enfim, reduzir para a margem mínima… mas faltavam apenas oito escassos segundos para o apito final.

Massimo Giudicce montou um bloco sólido

O resultado final de 3-2 seria igual ao registado no Mundial de 2017, sendo que nessa altura marcaram para as portuguesas Catarina Costa e Beatriz Figueiredo, ausentes na edição deste ano. A Itália mostrou um bom grupo, com um misto de jogadoras que jogam na competitiva OK Liga e no campeonato italiano… que foi jogado por apenas quatro emblemas.

Portugal volta a jogar este domingo, a partir das 14h locais, frente à vice-campeã mundial Argentina, que venceu a Alemanha por 5-2.

No grupo A, a Espanha, que defende o título, goleou a Suíça por 9-0, ao passo que o Chile bateu a França por 2-4.

Itália vs Portugal

Campeonato do Mundo de Seniores Femininos

Fase de Grupos, Grupo B, 1ª jornada

Pavilhão Isáac Gálvez, Vilanova i la Geltrù, Catalunha

Árbitros: Sergi Mayor (ESP) e Antonio Gomez (ESP)

Resultado final: 3-2 (2-1 ao intervalo)

Itália

Cinco inicial: Veronica Caretta (gr), Giulia Galeassi (1), Pamela Lapolla, Erika Ghirardello e Elena Tamiozzo (2)

Jogaram ainda: Francesca Maniero e Alice Sartori

Seleccionador: Massimo Giudicce

Portugal

Cinco inicial: Maria Celeste Vieira (gr), Ana Catarina Ferreira (1), Marlene Sousa (1), Inês Vieira e Maria Sofia Silva

Jogaram ainda: Sofia Moncóvio, Tânia Freire e Catarina Pedro

Seleccionador: Hélder Antunes

Acção disciplinar

Nada a registar.

Grupo A

• França 2-4 Chile

• Espanha 9-0 Suíça

Classificação

1º Espanha (3 pontos), 2º Chile (3), 3º França (0), 4º Suíça (0)

Grupo B

• Itália 3-2 Portugal

• Argentina 5-2 Alemanha

Classificação

1º Argentina (3 pontos), 2º Itália (3), 3º Portugal (0), 4º Alemanha (0)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade