Notícia

Benfica vence com poker de João Rodrigues

Dec 07, 2014

O Benfica venceu em Viana por 4-5, mantendo-se no topo da classificação do Nacional da I Divisão.

A partida de Viana começou praticamente com um golo do suspeito do costume. Ainda não estava decorrido minuto e meio quando Luís Viana bateu Guillém Trabal para o tento inaugural da partida.

E o golo madrugador fez o Benfica correr desde cedo atrás do resultado, tendo de recuperar de quatro desvantagens antes de passar para a frente do marcador. Aos quatro minutos e meio, João Rodrigues, melhor marcador dos encarnados, respondeu ao melhor marcador dos vianenses e, de livre directo, bateu com um remate rasteiro o companheiro de selecção, Jorge Correia. Foi o primeiro de quatro golos que João Rodrigues assinaria ao longo da partida.

André Centeno, com dois golos, levou a claque da casa ao delírio

O Benfica procurou capitalizar o ânimo com o golo do empate e precipitou-se para a frente. Aproveitou André Centeno que, em duas situações de saída rápida para o ataque, fez o 2-1 e – depois de João Rodrigues restabelecer nova igualdade - o 3-2 com que se chegaria ao intervalo.

As águias rumaram aos balneários a perder mas regressaram praticamente empatados. Com meio minuto jogado na etapa complementar, Carlos López fazia o 3-3.

Desta feita foi o Benfica a conseguir um golo madrugador mas a Juventude de Viana voltou para a frente do marcador. Aos seis minutos, de grande penalidade e a bater Pedro Henriques, Luís Viana apontou o 4-3. Mas o seu ex-colega nos encarnados, João Rodrigues restabeleceu nova igualdade menos de um minuto volvido.

A dificíl vitória encarnada foi muito festejada

Com a igualdade a quatro no marcador, os números da partida ficariam definidos no duelo entre o melhor marcador de cada equipa. A castigar a 10ª falta do Benfica, Luís Viana não conseguiu bater Guillém Trabal, pese um pormenor técnico delicioso, e de grande penalidade João Rodrigues deu a primeira vantagem às águias.

Faltava jogar mais de meia parte em Viana do Castelo mas o inúmero público que acorreu a Monserrate não veria mais nenhum golo. Muito por culpa da gestão encarnada, sólida na defesa - tendo sido importante a entrada de Tiago Rafael - e a estender ao máximo o tempo de ataque.

Reacções

No final da partida, Pedro Sampaio era um técnico desgostoso com esta e outras arbitragens que na sua opinião têm impedido nesta época os vianenses de irem mais além.

Pedro Nunes estava naturalmente mais satisfeito. Reconhecendo que a Juventude de Viana esteve melhor na primeira parte, o técnico não deixa de sublinhar a justiça da vitória do Benfica. Nas criticas de Pedro Sampaio à dupla de arbitragem, Pedro Nunes legitima um lance de possível livre directo que não foi assinalado, frisando no entanto que, no lance de grande penalidade que origina o quarto dos minhotos, também não haveria falta.

Porto vence; Sporting vencido por renascida Oliveirense

A vitória em Viana mantém o Benfica no topo da classificação a par do Porto, que não facilitou em Barcelos. Ao intervalo registava-se uma igualdade a dois mas os dragões fizeram uma segunda parte fortíssima, desenhando o 3-7 final.

Quem ficou mais longe dos líderes foi o Sporting. A equipa de Nuno Lopes visitou a casa da renascida Oliveirense e, apesar de se ter adiantado no marcador, foi batida por claros 9-5, tendo mesmo estado a perder por pesados 9-3. Gonçalo Alves assinou um hat-trick frente à sua anterior equipa.

A aproveitar o deslize dos leões esteve o Valongo. O campeão nacional venceu em São João da Madeira (3-5) e está agora a apenas dois pontos dos verde-e-brancos.

Mais abaixo na classificação, destaque para a vitória do Turquel em Paço de Arcos (3-4). A equipa da “Aldeia do Hóquei” reparte agora a oitava posição com a equipa da Linha e o Candelária (venceu o Póvoa com um golo sem resposta), todos com 13 pontos.

No fundo da classificação, na indesejada zona da luta pela manutenção, os Carvalhos venceram Os Tigres por 6-1 e ultrapassaram a equipa de Almeirim na classificação. O conjunto orientado por Pedro Nifo caiu agora onde ninguém quer estar mas onde mora também Sanjoanense e Póvoa.

Jogos relacionados

A Juv Viana
4 : 5
6 Dez 21h30
SL Benfica
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade