Notícia

Comité europeu prepara nova época sob indefinições

Jun 05, 2020

A World Skate Europe Rink Hockey, comité europeu de Hóquei em Patins, emitiu esta sexta-feira vários comunicados relativos à próxima desportiva, mas com poucas novidades e ainda muitas indefinições.

A anulação da temporada de 2020/21 faz com que todas as condições de inscrição - relativas a rankings - se mantenham, mormente para a Liga Europeia.

Na principal competição europeia, apesar de muitos rumores, mantém-se o formato competitivo, bem como a distribuição de vagas. Portugal terá quatro vagas, com dois cabeças-de-série. O Sporting garante o estatuto como último vencedor da prova e o Porto como último campeão nacional.

As restantes vagas são para Espanha (quatro), Itália (três), França (duas) e Suíça, Alemanha e Inglaterra (uma para cada federação). Em caso de eventuais vagas por preencher, poderão chegar-se à frente - por esta ordem - Itália, Suíça, França e Alemanha.

A pré-inscrição até 30 de Junho e a inscrição definitiva até 31 de Julho ajudará a compor o quadro para a Liga Europeia, mas fundamentalmente para determinar o modelo a adoptar para as Taça da Liga Feminina e Taça WSE, face à incerteza no número de inscrições.

Para a Taça da Liga Feminina serão aceites quatro equipas por federação, para um máximo de 16 equipas na prova, sujeito a eventual pré-qualificação se houver muitas inscrições. Recorde-se no entanto que, para esta temporada, só houve oito equipas: quatro espanholas, três francesas e uma portuguesa.

Para a Taça WSE são permitidas cinco inscrições por federação, mas espera-se que esta prova - habitualmente na casa das três dezenas de participantes - seja fortemente afectada pelos problemas económicos decorrentes da pandemia da CoViD-19.

Calendário provisório

Desde já, o comité europeu avança já datas, ainda que provisórias, para os jogos europeus. 7 e 21 de Novembro, 12 de Dezembro, 16 e 30 de Janeiro e 13 de Fevereiro serão para as seis jornadas da fase de grupos da Liga Europeia e eliminatórias da Taça da Liga Feminina e da Taça WSE, ao passo que os quartos-de-final da Liga Europeia estão apontados a 13 de Março e 17 de Abril.

As decisões em Final Four estão provisoriamente apontadas para 20 e 21 de Março (Taça da Liga Feminina), 24 e 25 de Abril (Taça WSE) e 15 e 16 de Maio (Liga Europeia).

O calendário definitivo, dependente do número de inscrições e do respectivo modelo a adoptar, será anunciado em Agosto.

Sociedade das três nações

Também esta sexta-feira, o comité europeu tornou pública a sua constituição, já anteriormente contestada em comunicado pela federação suíça.

Para além das já conhecidas presidência de Agostinho Silva e vice-presidência de Francesc Gil e Catia Ferretti, o comité contará com o português Ricardo Oliveira e o espanhol Carlos Raposo na arbitragem e o italiano Stefano Zamperin na comunicação.

Seis membros dos históricos Portugal, Espanha e Itália, mais uma vez sem abertura às restantes nações...

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade