Notícia

Em Itália, a Comunicação olha para o futuro

Aug 13, 2020
Paolo Virdi

Texto: Paolo Virdi

Paolo Virdi, autor do livro "Hockey Pista, Un Grande Romanzo", é responsável de imprensa do Hockey Roller Club de Monza.

Na última quinta-feira, foi realizada uma interessante convenção online, organizada pela federação italiana de patinagem (FISR), na qual foram emitidas importantes directrizes sobre o futuro da Comunicação em Itália, envolvendo os 14 clubes da Série A1 e os emblemas da Série A2, que este ano será composta por um total de 23 equipas divididas geograficamente em dois grupos.

Numa iniciativa desejada e promovida por Marcello Bulgarelli, Responsável do Sector Técnico do Hóquei em Patins e coordenador de Comunicação em Itália, os assessores de imprensa e gestores de redes sociais reuniram-se e receberam importantes directrizes para aumentar a imagem do Hóquei em Patins através do trabalho dos clubes.

Marzia Cattini (Responsável de Redes Sociais) explicou como melhor utilizar as redes sociais - Facebook, Instagram e Twitter -, explicando as directrizes para obter um maior número de seguidores e como fazer o "produto de Hóquei em Patins" aparecer mais, dando uma ajuda concreta para quem poderá não ter grande experiência em Comunicação da modalidade. Com as “tags” @fisritalia, ou #hockeypista #hpfemm # hpserieA1 e # hpserieA2, a federação também promoverá um suporte concreto para a visibilidade do Hóquei italiano.

A terceira intervenção esteve a cargo de Stefano Zamperin, cuja continuidade como responsável da Comunicação em Itália e da WSE Rink Hockey já foi confirmada.

Zamperin reiterou a importância de fazer “press releases” com frequência, dando cada vez mais informações à imprensa e aos novos sites que proliferam nas redes sociais. Bulgarelli também propôs promover-se o uso de rádios que, em Itália, não têm um grande número de seguidores, ao contrário do que acontece, por exemplo, em Portugal, Argentina ou mesmo em Espanha.

Recorde-se que em Itália, é obrigatório - já há alguns anos - transmitir em directo todos os jogos da Série A1 (em hockeypista.fisrtv.it) e que poucas horas após o término dos jogos estão disponíveis online conteúdos de TV: resumos e entrevistas pós-jogo. Para os clubes da Série A2, na temporada 2020/21, a transmissão em directo será opcional, mas será obrigatório colocar online os destaques de cada jogo.

Para quem colabora na área da Comunicação, foi certamente um encontro construtivo e pró-activo para o futuro. Para que o Hóquei em Patins cresça em visibilidade é importante dar directrizes únicas a todos os clubes, e as directrizes apontadas serão úteis para ter um futuro risonho.

Ficou desde logo prometida a realização de outras reuniões semelhantes e, certamente, tal será um factor positivo para todo o movimento de promoção do Hóquei em Patins.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade