Notícia

Follonica abdica... de Enrico Mariotti

Aug 18, 2020

Foram muitas as notícias de equipas italianas a abidcarem da participação nas competições europeias. O Follonica, inscrito na Taça WSE, abdica... do treinador Enrico Mariotti.

Enrico Mariotti não será o treinador do Follonica na temporada que agora começa. Apesar da continuidade ter sido assegurada ainda em Abril, aquela sociedade italiana anunciou esta segunda-feira, através das redes sociais, que "não estão reunidas as condições para a continuação do trabalho" com o técnico.

Para Enrico, uma das maiores figuras do Hóquei em Patins transalpino, a "dispensa" não é inédita. Na sua primeira experiência como treinador de uma equipa principal, no Reus de 2016/17, nem a conquista da Liga Europeia impediu o seu afastamento pela direcção. Rumou a Follonica, onde conquistaria a Coppa Italia em 2018.

O assumir do comando técnico do Follonica fora um regresso onde Enrico fora feliz como jogador. Entre 2004 e 2008, o Follonica, com Enrico Mariotti, venceu quatro vezes o "scudetto" e a Coppa, e ainda alcançou a glória europeia, na CERS em 2005 e na Liga Europeia, naquele que permanece como o único triunfo transalpino, em 2006.

Antes, tornara-se o primeiro italiano no Barcelona, que representaria entre 1996 e 1999, seguindo-se o Reus entre 1999 e 2001. Chegou a ser falado para o Óquei de Barcelos depois de deixar os "roginegro", mas regressaria a Itália. Abandonou as pistas em 2013.

Neste defeso, depois da atípica temporada da pandemia (em que o Follonica era oitavo e lutava por um lugar no playoff), registaram-se as saídas importantes de Mario Rodriguez, Stefano Paghi e Pablo Cancela, mas Leonardo Barozzi e Fernando Montigel, ambos ex-Viareggio, estão confirmados como reforços.

Apesar de estar longe de ser um candidato ao título, o Follonica é uma das (apenas) três equipas italianas nas competições europeias, inscrito na Taça WSE. O arranque da Série A1 está apontado a 10 de Outubro, com o Follonica a deslocar-se a Grosseto para um dérbi regional, curiosamente entre as equipas que na pretérita temporada foram orientadas pelos irmãos Massimo e Enrico Mariotti.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade