Notícia

O desfecho da Taça de França de 2019/20

Sep 19, 2020

França conta mais de 31 mil mortes desde o início da pandemia e, só esta quinta-feira, houve mais 10 mil novos casos da fatídica CoViD-19. Mas tal não impede o desporto de avançar, ainda que com limitações.

No Hóquei em Patins, a temporada começa com o "atar" das "pontas soltas" da pretérita temporada. O campeonato nacional - a N1 Elite - não chegou ao fim, mas o Saint-Omer foi coroado campeão, apesar de apenas dois pontos o separarem do vice-campeão La Vendéenne com sete jornadas por disputar. Na taça ficou por realizar a Final Four.

A Taça de frança realiza-se desde 2001 e já foi ganha por Saint-Omer e La Vendéenne (seis títulos cada), Quevert (três), Saint-Brieuc (dois) e Merignac (um).

Inicialmente agendada para Liévin, a 2 e 3 de Maio, a Final Four da Coupe de France (Taça de França) terá lugar este fim-de-semana, em Nantes, marcando o arranque da nova época e pondo fim, 11 meses depois, a uma prova que se iniciou a 19 de Outubro de 2019. Na corrida ao troféu estão Saint-Omer (campeão de 2019/20), La Vendéenne (vice-campeão), Noisy Le Grand (5º) e o anfitrião Nantes (8º).

Em busca do "tetra", o Saint-Omer é o único repetente da Final Four de 2019. Na meia-final, a equipa de Pedro Chambel, Xavier Lourenço e João Silva ("Janeka") defronta o La Vendéenne, de Duarte Delgado e Marcos Pinto.

O duelo, para além de colocar frente-a-frente campeão e vice-campeão, é um confronto entre as duas equipas mais tituladas na prova - seis títulos cada - e dois dos três representantes gauleses (o outro é o Coutras, a beneficiar das ausências italianas) na Liga Europeia. E Janeka defrontará os seus ex-companheiros, depois de na pretérita temporada ter representado o La Vendéenne.

A Final Four tem lugar na Salle du Croissant, com capacidade para 600 espectadores, mas lotação limitada a 300.

Para a final concorrem na outra meia-final Noisy Le Grand, dos portugueses Ruben Martins e Luís Mateus, do luso-francês Anthony Da Costa e do brasileiro Diego Dias (que representou Benfica e Paço de Arcos), e o anfitrião Nantes. Ambos perseguem o sonho de conquista de uma prova que nunca venceram, sendo que o Noisy Le Grand já esteve duas vezes na partida decisiva e o Nantes uma. Seriam sempre vítimas dos outros semifinalistas…

Encontrado o vencedor da Taça, o campeonato, a N1 Elite, arranca a 26 de Setembro e contará 22 jornadas. A derradeira está agendada para 5 de Junho de 2021.

Coupe de France 2019/20 – Final Four

Meias-finais, 19 de Setembro

• La Vendéenne vs. Saint-Omer • 15h

• Noisy Le Grand vs. Nantes • 19h

Final, 20 de Setembro

• 15h30

* horas locais, menos uma hora em Portugal continental

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade