A meta dos 75%

A meta dos 75%

Esta quarta-feira, metade das equipas da I Divisão ficam com as 20 primeiras jornadas cumpridas, alcançando a meta de 75%. Na II e III Divisão, com retoma apontada a meados de Abril, a FPP permite até ao fim de Março desistências sem multa. #Portugal

No documento sobre a "Suspensão e Interrupção de Competições" que para esta temporada rege a possibilidade dos campeonatos não chegaram ao fim, a FPP traçou uma linha em 75% dos jogos para que se viabilizem algumas decisões.

Só com 75% dos jogos cumpridos é que haverá descidas e novo escalonamento para as competições europeias, mas não haverá campeão. Tal só acontecerá se a primeira fase, todas as 26 jornadas, forem cumpridas.

Assumindo-se por uma questão de igualdade, não sendo o documento federativo claro, que os 20 jogos a cumprir por cada equipa para a tal meta dos 75% dos jogos são os das 20 primeiras jornadas, há, apesar de se ir disputar a 23ª jornada, apenas três equipas com a meta alcançada: Óquei de Barcelos, Juventude de Viana e Os Tigres.

A estas, juntar-se-ão já esta quarta-feira, cumpridos que serão dois jogos da jornada 17 e um da jornada 18, mais quatro equipas: Benfica, Sanjoanense, Famalicense e Riba d'Ave. Com jogos em atraso continuarão Porto, Tomar, Valongo, Braga e Turquel (um jogo para acertar), Oliveirense (dois) e Sporting (três).

O fecho das 20 primeiras jornadas só acontecerá - a manter-se o que está calendarizado - a 3 de Abril, com o embate entre Oliveirense e Tomar, relativo à 17ª jornada. Curiosamente, depois desse jogo que marcará a fronteira dos 75%, está apenas prevista a 26ª e derradeira jornada da fase regular, a 17 de Abril.

Nos jogos desta quarta-feira, a Sanjoanense, vinda de três jogos sem perder, recebe a Oliveirense, num ciclo de seis vitórias e um empate. Na Luz, o Benfica soma dois empates consecutivos e defronta um Riba d'Ave com cinco derrotas consecutivas, mas que venceu as águias na primeira volta (5-4) no Parque das Tílias. Em Famalicão, o Famalicense pode subir aos lugares de playoff, mas terá pela frente um Sporting que, com quatro jogos em atraso, até pode matematicamente estar na liderança quando os acertar.

17ª jornada

• Famalicense vs. Sporting • 10.Mar • 20h • Pedro Miguel Sousa e Sílvia Coelho

• Benfica vs. Riba d'Ave • 10.Mar • 18h • João Martins e Jaime Vieira

18ª jornada

• Sanjoanense vs. Oliveirense • 10.Mar • 20h30 • Paulo Carvalho e Miguel Guilherme

Desistências até final de Março sem multa

Enquanto não é divulgado o planeamento de desconfinamento governamental (o que acontecerá esta quinta-feira), as equipas das II e III Divisão vão esperando que se possa cumprir o que foi definido com a FPP, com retoma apontada a meio de Abril e jogos até Julho para que se possam terminar as competições.

Excluídas da excepção que permite à I Divisão continuar a competir, as divisões secundárias enfrentam um cenário bem distinto. As competições pararam em Dezembro e não mais puderam regressar e, havendo equipas do escalão maior já com 22 jogos realizados, na II Divisão, para as mesmas 26 jornadas, há equipas com apenas seis, como é o caso de Valença e Póvoa a Norte e do BIR a Sul. Estas equipas estão a 14 jogos de cumprir os tais 75% que viabilizam subidas e descidas...

Face à exigência do calendário após a retoma, desconhecendo-se ainda quando e se vai acontecer, a FPP anunciou em comunicado do Comité Técnico-Desportivo que não aplicará multa (mais de 2500 euros) se as equipas entenderem desistir até 31 de Março. Quem optar pela desistência jogará na III Divisão na próxima temporada. E garantirá alguma "folga" às outras equipas no que falta jogar nesta.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia