Notícia

«Voltaria a fazer o mesmo»

Jun 01, 2021

António Sousa, médico do Porto apressou-se a entrar em pista para auxiliar o capitão do Benfica, Valter Neves. Reconhecendo que poderia ter sido expulso, por entrada não autorizada, não hesitaria em voltar a fazer o mesmo. #PrimeiraDivisão

Aos quatro minutos, uma bola dividida entre os capitães de Benfica e Porto atingiu com violência a face de Valter Neves. Foi chamada a intervenção do staff do Benfica, mas perante a visível preocupação de todos, António Sousa, médico do Porto precipitou-se também em auxílio do capitão adversário. Mesmo com toda a rivalidade subjacente ao Clássico, mesmo com dias quentes a antecederem o duelo que podia ditar o fim da temporada do Porto.

A entrada não autorizada em pista poderia ter valido a expulsão do médico dos dragões - e a inferioridade dos azuis-e-brancos durante quatro minutos (ou dois, porque o Benfica marcou pouco depois) - mas "Tó", consciente do "risco" que correra, não se arrepende. "Voltaria a fazer o mesmo", confidenciou após o apito final o ex-médico da selecção nacional de Hóquei em Patins, campeão europeu em 2016.

De facto, na ficha do Benfica estava inscrito Filipe Pedro, fisiologista que acompanha a equipa mais de perto, como médico, ao passo que o médico Daniel Cardoso, não inscrito, estava na bancada. Só com autorização expressa, mas na rígida letra do regulamento, também de forma irregular por não constar na ficha, o médico ligado às águias pode entrar pouco depois.

Na entrada dos dois médicos, prevaleceu o bom-senso da dupla de arbitragem, constituída por Pedro Figueiredo e Rui Torres.

Com o auxílio prestado, Valter Neves regressaria ao banco. Mas não voltaria a entrar em pista, apesar de ter pedido a Alejandro Dominguez para o lançar.

O técnico das águias, perante as marcas visíveis na face e, em particular, no nariz do seu capitão, afirmaria no rescaldo da partida que nunca colocaria em risco a saúde do atleta, por maior que fosse a vontade de vencer.

Para Alejandro, como para António Sousa, há muito mais para lá das vitórias.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade