Planeamento definido, mas à espera das competições europeias

Planeamento definido, mas à espera das competições europeias

Está definido o planeamento para a nova temporada, ainda que sujeito a alterações face às competições europeias de clubes. Europeu obriga a pausa de um mês e a final do play-off será jogada sem longas pausas de uma semana. #PrimeiraDivisão #TaçaDePortugal

Para arrancar a 18 de Setembro e terminar, o mais tardar, a 29 de Junho. Assim está definido o planeamento da I Divisão que poderá sofrer alterações face à disputa das competições europeias pelos clubes portugueses.

Sem Supertaça António Livramento (dado que esta época não se disputou a Taça de Portugal), há a assinalar antes do arranque do Nacional da I Divisão a disputa da agora oficial Elite Cup, entre 10 e 12 de Setembro, em Tomar.

Os calendários da I e II Divisão serão sorteados a 27 de Julho.

Será um campeonato com um calendário desde logo condicionado pela realização do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, de 14 a 20 de Novembro, em Paredes. Até 26 de Outubro estão agendadas oito jornadas, parando depois a I Divisão até 27 de Novembro. Depois, é "correr" para terminar a primeira volta.

De 27 de Novembro a 11 de Dezembro estão previstas cinco jornadas em 15 dias, o que poderá ser difícil de concretizar em virtude das (eventuais) competições europeias.

Cumprida a 13ª jornada a 11 de Dezembro, o campeonato volta a ter uma longa paragem, até 15 de Janeiro, com apenas dois momentos competitivos. Para 18 de Dezembro está prevista a entrada das equipas da I Divisão na Taça de Portugal (32-avos-de-final) e entre 5 e 9 de Janeiro disputa-se a segunda edição da Taça 1947.

Entregues a Elite Cup e a Taça 1947, o terceiro troféu da temporada será decidido a 9 e 10 de Abril, na Final Four da Taça de Portugal. A prova rainha terá uma pré-eliminatória no início de Novembro e, após os 32-avos-de-final a 18 de Dezembro, terá 16-avos a 22 de Janeiro, oitavos a 19 de Fevereiro e "quartos" a 12 de Março.

A decisão da Taça de Portugal e a Páscoa obrigam a uma paragem de três semanas entre as 23ª e 24ª jornadas da I Divisão, cuja fase regular terminará a 7 de Maio.

Sem ter prevista a habitual pausa para a Final Four da Liga Europeia, os quartos-de-final do play-off (à melhor de três) jogam-se a 14, 18 e 21 de Maio e as meias-finais (já à melhor de cinco) disputam-se a 25 e 29 de Maio e a 4, 8 e 12 de Junho.

A grande final que definirá o novo campeão nacional tem arranque previsto a 16 de Junho e, numa alteração que se saúda, seguindo o planeamento italiano que evita "longos" interregnos de uma semana entre jogos, os restantes jogos estão apontados a 19, 22, 25 e 29. Recorde-se que na temporada finda, o Sporting arrecadou o título em quatro jogos, batendo na final o Porto com três vitórias contra uma dos dragões.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia