Notícia

Clubes da EHCA pressionam com não inscrição na Liga Europeia

Jul 26, 2021

A Associação Europeia de Clubes anunciou que os seus sócios não se inscreverão na próxima edição da Liga Europeia. A concretizar-se, Benfica, Oliveirense, Óquei de Barcelos, Porto e Sporting ficariam fora da mais importante prova de clubes. #LigaEuropeia

Em comunicado (transcrito abaixo, "ipsis verbis"), a Associação Europeia de Clubes anuncia que os seus clubes não se inscreverão na próxima edição da Liga Europeia.

Em causa está a participação na mais importante prova de clubes da Europa e do Mundo dos anunciados sócios Benfica, Oliveirense, Óquei de Barcelos, Porto e Sporting (Portugal), Barcelona, Caldes, Liceo, Noia e Reus (Espanha), Forte (Itália) e Saint-Omer (França).

A EHCA reclamou o seu reconhecimento oficial ao comité técnico europeu de Hóquei em Patins (WSE-RH) e aguarda resposta, frisando que nesta altura - a poucos dias do início da nova temporada - continua por se conhecer o modelo para a Liga Europeia.

Recorde-se que a Liga Europeia prevê regulamentarmente - caso não haja alterações de modelo - a participação de 16 equipas, com um número máximo de quatro participantes por país. O que poderia deixar de fora alguns dos sócios fundadores da revolucionária EHCA, como a Oliveirense (quinto na I Divisão) ou Noia (sexto na OK Liga).

Entre a ruptura total e o apontar a uma solução que não fosse à margem dos organismos oficiais (após a agitação com a "Superliga" do futebol), a EHCA assume novamente a vontade de iniciar a sua competição em Setembro, com abertura a que participem, para além dos seus sócios, as outras equipas europeias que desportivamente conquistaram o direito à participação na Liga Europeia.

Em aberto estará a participação na Taça Continental, agendada para 18 e 19 de Setembro, de Sporting e Porto, sendo que várias questões se levantam junto das federações. Por exemplo, a participação das equipas em provas não reconhecidas, poderia levar à exclusão das mesmas de todas as provas oficiais.

Mais do que uma tomada de posição definitiva, este comunicado poderá ser apenas uma forma de pressão, no sentido de - como aconteceu com a última edição da Liga Europeia - prevaleça a vontade dos clubes, mas com o "selo" oficial.

"Clubes da EHCA não se vão inscrever na Liga Europeia 2021/22" (Comunicado)

A Associação Europeia de clubes quer organizar a competição, mas não é reconhecida pela WSE-RH.

Os clubes pertencentes à EHCA acordaram de forma unânime e não se vão inscrever na Liga Europeia de 2021/22. A decisão foi tomada na Assembleia-geral de 16 de julho.

Esta decisão surge depois das reuniões de trabalho mantidas entre a WSE-RH, WSRH e a EHCA nos dias 16 de junho, 22 de junho, 1 de julho e 21 de julho. O comité europeu WSE-RH não se pronunciou sobre o reconhecimento da EHCA como co-organizadora e nesta altura desconhecem-se as características da edição 2021/22 da principal prova continental de clubes.

O reconhecimento foi solicitado à WSE-RH na última reunião, realizada na passada quarta-feira, 21 de julho, entre os três organismos. A associação europeia de clube de hóquei em patins mantém a abertura para que, num futuro próximo, a WSE-RH esteja disponível para chegar a um acordo com a EHCA.

A EHCA sempre mostrou vontade em organizar a Liga Europeia sob a chancela da WSEH e da WSE-RH. Apesar de tudo isto, a EHCA está preparada para iniciar a competição por sua conta no próximo mês de setembro, contando com todos os clubes presentes na EHCA e também as equipas que se qualificaram desportivamente para jogar a principal competição de clubes.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade