Notícia

'Negra' na casa do mais bem classificado

Aug 05, 2021

Podia ser uma "não notícia", mas o Hóquei em Patins nem sempre anda de mão dada com o óbvio no restante mundo desportivo. Na final do play-off, caso houvesse 'negra', esta não seria em casa do mais bem classificado. Mas passa a ser. #PrimeiraDivisão

Causou estranheza a muitos que, caso levado ao limite de cinco jogos na final, o Campeonato Nacional da I Divisão terminasse em casa da equipa finalista mais mal classificada na fase regular. Na elaboração do regulamento para 2020/21, tal terá sido a vontade dos clubes, muitos deles ecléticos, estranhando-se assim (ainda mais) uma decisão a contrariar o que acontecesse em todo o mundo do desporto.

Agora, depois da tal inusitada "negra" não ter sido necessária (o Sporting resolveu a "questão" em quatro jogos), a nova época trará uma lufada de normalidade.

Realizada à melhor de cinco jogos, a final - num modelo que será igual à meia-final (sendo que, também estranhamente, eram distintos) - terá agora o mais bem classificado na fase regular a jogar primeiro em casa, depois fora e novamente em casa. Em caso de ser necessário quarto jogo, e num espírito de alternância, o mais bem classificado volta a jogar fora. Se houver "negra" - o clímax de uma competição com play-off - caberá ao mais regular da primeira fase do campeonato ter a decisão na sua pista e, deseja-se, perante o seu público.

Complementando, os quartos-de-final mantêm o modelo. Serão jogados à melhor de três, com o mais bem classificado a jogar o primeiro jogo e uma eventual "negra" no terceiro jogo em casa.

Resumindo, nos diferentes embates de um play-off que tem arranque marcado para um estranho 14 de Maio (que costuma estar reservado à Final Four da Liga Europeia), a equipa mais bem classificada na fase regular em cada confronto passará a ter as seguintes sequências de jogos:

- Quartos-de-final: casa, fora, casa

- Meia-final: casa, fora, casa, fora, casa

- Final: casa, fora, casa, fora, casa

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade