A homenagem devida

A homenagem devida

Já com o público de regresso, Valter Neves teve a homenagem do Benfica que ficara em falta no momento em que decidiu pendurar os patins. #Portugal

Não foi o adeus desejado, com a eliminação nas meias-finais do play-off da I Divisão, numa temporada totalmente jogada sem público. Já em plenas funções de team manager, Valter Neves foi este domingo homenageado pelo Benfica, por 17 temporadas de águia ao peito e, principalmente, por ter sido, ao longo de 13 anos, o capitão de muitas conquistas.

Benfica e Liceo fizeram guarda-de-honra.
Benfica e Liceo fizeram guarda-de-honra.

Na antecâmara de um jogo frente ao Liceo - que, há muitos anos, chegou a estar perto de convencer Valter Neves a deixar a Luz - as águias recordaram os triunfos e "eternizaram" o número 2 no tecto do Pavilhão Fidelidade com uma bandeira desfraldada pela mulher e filhos do agora ex-capitão encarnado.

Visivelmente emocionado, ainda que com uma "casa" aquém do que a sua carreira mereceria, Valter Neves recebeu de Fernando Tavares, vice-presidente das modalidades do Benfica, uma camisola a enumerar as suas conquistas. Dos agora capitães Diogo Rafael e Pedro Henriques recebeu uma camisola e um stick autografado. E da federação portuguesa uma placa de "agradecimento e reconhecimento pela carreira em prol do hóquei em patins", entregue pelo vice Vítor Ferreira apesar do actual presidente federativo, Luís Sénica, ter sido o treinador em alguns dos triunfos mais marcantes de Valter Neves de águia ao peito.

A homenagem ao ex-capitão encarnado perdurará no pavilhão, ao lado da homenagem a Carlos Lisboa.
A homenagem ao ex-capitão encarnado perdurará no pavilhão, ao lado da homenagem a Carlos Lisboa.

No Benfica desde 2004, chegado do Paço de Arcos, Valter Neves foi internacional português em todos os escalões, representando a selecção das quinas entre 1999 e 2015. Conquistou um Europeu de Juvenis, um Europeu de Juniores, duas Taças Latinas e três Taças das Nações, tendo participado em seis Campeonatos da Europa e outros tantos do Mundo absolutos.

Num gesto simbólico, Valter descalçou os patins para calçar os
Num gesto simbólico, Valter descalçou os patins para calçar os "sapatos" de team manager.

Currículo de Valter Neves no Benfica

• 3x Taça de Portugal (2010, 2014 e 2015)

• 2x Supertaça António Livramento (2010 e 2012)

• 1x Taça CERS (2011)

• 3x Taça Continental (2011, 2013 e 2016)

• 3x Campeonato Nacional (2012, 2015 e 2016)

• 2x Liga Europeia (2013 e 2016)

• 2x Taça Intercontinental (2013 e 2017)

• 1x Elite Cup (2017)

• 1x Taça 1947 (2020)

Valter recebeu lembranças do vice-presidente Fernando Tavares, dos colegas e da federação portuguesa.
Valter recebeu lembranças do vice-presidente Fernando Tavares, dos colegas e da federação portuguesa.
AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia