Notícia

Reconhecimento, mas parca consolação

Nov 22, 2021

Pese a derrota, Baptiste Bonneau e Carlo Di Benedetto foram escolhidos como MVPs da partida decisiva, no reconhecimento da prestação de ambos e de todo o conjunto gaulês. No entanto, o semblante mostrava bem que o prémio desejado era outro... #Euro

A escolha foi da imprensa. Inicialmente apontada como uma escolha de MVP do evento, os votos no "ausente" Gonçalo Alves como melhor jogador de pista (e os muitos votos em Girão como melhor guarda-redes) criavam um problema protocolar e foi pedida a escolha entre os presentes na final. A escolha recaiu em Carlo D Benedetto, colega de Gonçalo no Porto desde 2018, e no guarda-redes Baptiste Bonneau, ambos heróis da campanha gaulesa.

Carlo capitaneou "les bleus" e é o nome mais reconhecido - principalmente para público e "media" portugueses - do tridente do clã Di Benedetto. O prémio será um pouco dos três, mas, aos 25 anos, Carlo granjeia um reconhecimento global na modalidade.

Baptiste Bonneau surpreendeu pela segurança entre os postes e foi um pilar na caminhada dos seleccionados de Fabien Savreux. Por ventura, não devia ser uma surpresa. Já estivera no Europeus de Oliveira de Azeméis (2016) e da Corunha (2018) e nos Mundiais de Nanjing (2017) e Barcelona (2019) com Keven Correia, que entretanto abandonou depois de representar Valença e Física, mas, aos 28 anos, representa o "modesto" Espanyol, 10º entre 12 equipas na Zona Norte de uma OK Liga Plata, segunda divisão espanhola, que não parou para "ver" o Europeu.

Esta é a quarta temporada de Bonneau em Espanha, tendo chegado ao Espanyol no último defeso depois de ter representado o também secundário Cerdanyola, onde chegou em 2018. Em França, começou no La Vendéenne, mas terminou a sua formação no Nantes, equipa que viria a representar na principal N1 Elite.

Na entrega dos prémios, por Agostinho Silva, presidente do comité técnico europeu (WSE-RH), o semblante de Bonneau e Carlo era pesado, triste, humedecido pelas lágrimas. O prémio desejado - e pelo qual lutaram até final e com todas as forças - era outro.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade