'Sempre disse que jogador-treinador não faria'

Fiel aos seus princípios, o treinador Reinaldo Ventura abdicou do jogador Reinaldo Ventura, mesmo sendo o segundo melhor marcador da Juventude de Viana. Os patins do consagrado jogador estão pendurados. Para já.

'Sempre disse que jogador-treinador não faria'

A estreia de Reinaldo Ventura à frente da Juventude de Viana para o campeonato nacional foi ingrata.

Os vianenses foram perdulários na fase inicial do encontro na Parede e estiveram, já na segunda parte, seis minutos em superioridade numérica a tentar - sem sucesso - reduzir um 3-1 que depois tomou proporções de goleada, até ao 7-1 final.

Depois de um primeiro jogo no Entroncamento para a Taça de Portugal, o novo treinador Reinaldo Ventura voltou a abdicar do experiente e fiável Reinaldo Ventura em pista. É uma questão de princípio. "Sempre disse que jogador-treinador não faria. Não faz sentido", vincou no final do jogo na Linha de Cascais.

Assumindo a liderança técnica, Reinaldo Ventura tem os patins, para já pendurados, tornando a tarefa vianense - agora, de manutenção - ainda mais complicada.

Reinaldo Ventura chegou à Juventude de Viana no último defeso após uma dispensa tardia do Óquei de Barcelos. Pese os seus 43 anos, o seu valor catapultava as aspirações da equipa para outro patamar, mas, apesar de uma boa entrada na nova época na Elite Cup (terminando no pódio depois de afastar o Benfica nos "quartos" e de vencer Oliveirense pelo "bronze"), os resultados tardam em surgir para o campeonato e a falta de eficácia ofensiva vai pesando.

A Juventude de Viana soma parcos 40 golos em 13 jogos - apenas o Turquel tem menos (34) - e "perde" agora o seu segundo melhor marcador.

Reinaldo Ventura somou nove golos nos primeiros 12 jogos para o campeonato, apenas aquém de Pedro Delgado ("Bekas"), que lograra 11. E marcara em seis jogos, também somente aquém de Bekas, que festejara em sete. Antes deste jogo na Parede, "Rei" e Bekas somavam duas dezenas de tentos, mais do que o total do resto da equipa.

Agora será hora de procurar novas soluções. Com o tento de honra nesta última partida, Pedro Batista marcou o seu primeiro golo no campeonato, igualando Nélson Pereira, que marcara na já distante 3ª jornada. Remi Herman e Diogo Casanova já marcaram por seis vezes, João Pedro quatro e Gustavo Lima duas. O colombiano Andrés Castaño ainda procura o primeiro tento.

Missão

Com a derrota na Parede, a Juventude de Viana desceu abaixo da linha de água, com 10 pontos somados em 13 jogos realizados, e a recuperação no imediato antevê-se complicada. Os vianenses recebem o Benfica no próximo domingo (16 de Janeiro) e deverão jogar depois no João Rocha a meio da semana (19) frente ao Sporting, em jogo em atraso da 13ª jornada.

Noutras frentes, carimbada a passagem aos 16-avos-de-final da Taça de Portugal, a Juventude de Viana joga no Tojal a 22 de Janeiro, defrontando o actual 3º classificado da Zona Sul A da III Divisão.

Na europeia Taça WSE, a tarefa no grupo B também se avizinha complicada. Depois da estreia com uma derrota em Valdagno por 6-2, que seria o último jogo de André Azevedo ao leme, os vianenses recebem os catalães do Igualada a 5 de Fevereiro.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Porto faz participação ao Conselho de Arbitragem

Porto faz participação ao Conselho de Arbitragem

No seguimento das críticas ao jogo em Barcelos, o Porto anunciou uma participação ao Conselho de Arbitragem visando os alegados erros de Rui Torres e Sílvia Coelho. Pede-se o VAR, que já está previsto para esta temporada.