Braga nega reviravolta ao Sporting

O Braga voltou a surpreender um candidato, impondo um empate ao Sporting - a seis segundos do fim - numa ronda em que as outras quatro equipas dos seis primeiros que foram a jogo marcaram sete golos.

Braga nega reviravolta ao Sporting

Depois de ter sido a primeira equipa a vencer o Porto neste campeonato, o Braga recebeu e impôs um empate a quatro ao Sporting. Os finalistas da Liga Europeia e da Taça Intercontinental não passaram no teste das Goladas.

Os bracarenses chegaram ao golo no primeiro minuto, num livre directo de Pedro Mendes depois de azul a Verona, respondendo os leões aos nove da mesma forma. Azul (a Gonçalo Meira), livre directo e golo, de Ferran Font.

Esta foi de resto uma partida em que o atacante catalão dos leões esteve inspirado da marca de livre directo, protagonizando a perseguição a um Braga que teimaria em adiantar-se.

Em três livres directos, Ferran Font anulou três vantagens dos bracarenses.

Gonçalo Meira faria o 2-1 a três minutos do intervalo, mas Font, já na segunda parte e na 10ª falta bracarense, voltaria a igualar. E repetiria com o 3-3 depois do ex-leão Vítor Hugo ter colocado novamente a equipa de Tó Neves na frente, em powerplay depois de azul a Girão.

A quatro minutos do fim, Toni Pérez dava a primeira vantagem no jogo aos comandados de Paulo Freitas, mas, nas sucessivas igualdades, estava escrito que não haveria vencedor. Nos derradeiros instantes, o Braga arriscou com cinco jogadores de pista e foi recompensado com o golo de António Trabulo que ditou a divisão de pontos.

O dirigente leonino Gilberto Dias Borges, cuja actividade costuma ter eco na comunicação social, referiu que "o empurrão em Braga começou aos 30 segundos", mas, subentendendo-se uma crítica à arbitragem, a mesma não foi sustentada pela comunicação dos leões ou pelas declarações do técnico Paulo Freitas, que lamentou a prestação colectiva da equipa.

Vitórias volumosas e uma "clean sheet"

Entre os seis primeiros, excluindo o empate do Sporting e enquanto o Benfica não joga, há a registar quatro vitórias suficientemente dilatadas para adiar uma discussão - que, saudável, devia ser continuada... - em torno da arbitragem.

O Porto recebeu e venceu o Turquel por 7-1, na estreia de Guillem Pérez no comando técnico dos alvinegros. O Turquel ainda conteve os dragões num condigno 2-0 ao intervalo, mas faltaram argumentos para evitar uma derrota e garantir os tão necessários pontos na Aldeia do Hóquei.

Carlo Di Benedetto inaugurou o marcador e Ezequiel Mena ampliou ainda na primeira parte. Já na segunda parte, o aniversariante Reinaldo Garcia fez o terceiro e Xavi Barroso fez o quarto. Carlitos bisou e Mena fez o seu segundo no jogo antes de Federico Balmaceda lograr o tento de honra.

Na perseguição ao líder azul-e-branco, o Óquei de Barcelos venceu em São João da Madeira por 2-7, com Dario Fernandez e Luís Querido a bisarem, assinando mesmo os quatro primeiros golos da equipa de Rui Neto. Os barcelenses seguem a um ponto do Porto.

Um pouco mais distante, mas com um jogo em atraso, segue a Oliveirense, que venceu o Paço de Arcos por 7-3.

Ainda sem Gonçalo Nunes, o Paço de Arcos até marcou primeiro, por João Sardo, mas, escaldada com o empate a dois da primeira volta, a Oliveirense foi categórica, virando para 3-1 antes do intervalo e dilatando logo no arranque da etapa complementar. O Paço de Arcos ainda esboçou reacção, mas Paulo Pereira geriu bem o que restava do encontro. Lucas Martinez e Marc Torra para os da casa e Filipe Fernandes para os visitantes bisaram.

Pela sexta vez neste campeonato, uma equipa terminou sem golos sofridos. Desta vez, o 'culpado' maior foi Francisco Veludo.
Pela sexta vez neste campeonato, uma equipa terminou sem golos sofridos. Desta vez, o 'culpado' maior foi Francisco Veludo.

Mais longe do topo, o Tomar, actual 6º, marcando os mesmos sete golos, destacou-se por terminar a partida sem qualquer tento sofrido.

Em dérbi da região centro com o Marinhense, os tomarenses construíram a vantagem de dois golos com que chegaram ao intervalo entre os sétimo e oitavos minutos, com golos de Tomás Moreira e Pedro Martins. Na etapa complementar, Pedro Martins marcaria o seu segundo tento e Tomás Moreira chegaria ao hat-trick, com Rúben Sousa e Caio a também contribuírem para o avolumar do resultado.

O Marinhense nunca deixou de procurar o golo, mas Francisco Veludo ganhou os duelos de livre directo a Mathias Arnaez e Luís Silva e, tendo trabalho até ao último suspiro do jogo, quando defendeu três remates seguidos, garantiu a sexta "clean sheet" (jogo sem sofrer golos) de toda a prova. Antes tal foi conseguido por Braga (frente a Sanjoanense), Porto (Juventude de Viana), Óquei de Barcelos (Valongo), Sanjoanense (Parede) e Oliveirense (Turquel).

Valongo vence Parede com porta aberta

Em Valongo, de porta aberta aos adeptos (os valonguenses terão interposto recurso da decisão de castigo de um jogo à porta fechada), o reforço paredense Rafa Lourenço até já marca, mas o seu tento tardio não evitaria a derrota.

Rafa Bessa e Diogo Barata assinaram os dois golos que a primeira parte viu. Ricardo Lopes reduziu aos três minutos da segunda e relançou um jogo que teve o seu momento-chave a nove minutos do final. Zé Costa, na 10ª falta valonguense, desperdiçou uma soberana oportunidade de igualar e, logo na resposta, Nuno Santos fez o 3-1.

O Parede não baixou os braços, mas, em underplay, sofreu um fatal 4-1, por Facundo Bridge, que só seria minorado pelo tal tento - o primeiro de rubro-negro - de Rafa Lourenço.

A jornada encerra este domingo com a deslocação do Benfica a Viana do Castelo. Os encarnados, no 5º lugar e com seis vitórias consecutivas, defrontam uma Juventude de Viana que é 12º e vem de seis derrotas consecutivas na prova, sedenta de uma vitória moralizadora que possa inverter a época da equipa. O jogo tem arbitragem de Pedro Figueiredo e Rui Leitão.

15ª jornada

• Braga 4-4 Sporting • 15.Jan

• Sanjoanense 2-7 Óquei de Barcelos • 15.Jan

Porto 7-1 Turquel • 15.Jan

Tomar 7-0 Marinhense • 15.Jan

Oliveirense 7-3 Paço de Arcos • 15.Jan

Valongo 4-2 Parede • 15.Jan

• Juventude de Viana vs. Benfica • 16.Jan • 18h • Pedro Figueiredo e Rui Leitão

Classificação

1º Porto (37 pontos), 2º Óquei de Barcelos (36), 3º Sporting* (32), 4º Oliveirense* (32), 5º Benfica** (27), 6º Tomar** (24), 7º Valongo* (21), 8º Braga* (19), 9º Paço de Arcos* (17), 10º Parede* (12), 11º Marinhense** (10), 12º Juventude de Viana** (10), 13º Turquel* (4), 14º Sanjoanense* (3)

*menos um jogo, **menos dois jogos

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica com vitória em Viana no regresso de Pablito

Benfica com vitória em Viana no regresso de Pablito

O Benfica venceu na visita à Juventude de Viana por 1-5, no regresso de Pablo Alvarez às pistas após lesão. O 'killer' bisou, servido por Nicolía, num jogo gerido de forma segura pelos encarnados.