Final Four da Liga Europeia em Torres Novas
A Final Four da Liga Europeia será realizada em Torres Novas, 16 anos depois da histórica conquista do Follonica. A Final Four da Taça da Liga Feminina será jogada em Gijón, anunciou o Comité-Técnico Europeu.
Volvidos 16 anos sobre a histórica conquista do Follonica - a única de uma equipa italiana -, Torres Novas e o seu Palácio dos Desportos voltará a ser palco para um campeão inédito. O anúncio foi feito pelo Comité-Técnico Europeu este domingo.
Desde que a Liga Europeia foi instituída em 1996, esta será a nona vez que a decisão terá lugar em Portugal.
Nas duas primeiras, em 2000 (com sede no Porto) e 2002 (Guimarães), sorriu ao Barcelona. Em 2006, Torres Novas foi então palco do único título italiano até ao momento, com o triunfo do Follonica. E depois vieram os títulos portugueses. O Benfica sagrou-se campeão em 2013 (Porto) e 2016 (Lisboa) e, depois do último título conquistado pelo Barcelona, em 2018 (Porto), o Sporting triunfou em 2019 (Lisboa) e 2021 (Luso).
Este ano, mesmo que ainda não seja certo qualquer semifinalista, é já certo que Torres Novas coroará, a 14 e 15 de Maio, um novo campeão, que se juntará na galeria de vencedores a Barcelona (22 títulos), Reus (oito), Igualada e Liceo (seis), Sporting e Voltregà (três), Porto e Benfica (dois) e Óquei de Barcelos, Noia e Follonica, com um título cada. Tomar e Valongo estão na corrida ao título.
No feminino, a decisão, a 30 de Abril e 1 de Maio, será em Gijón, onde já aconteceu em 2017, com triunfo do Voltregà, e em 2010, com vitória da equipa da casa. Em busca de um lugar nesse decisivo fim-de-semana estão ainda Benfica e Sanjoanense.
Já a Taça WSE, não teve qualquer candidatura que reunisse as necessárias condições e a decisão sobre o palco da Final Four - que está prevista para 23 e 24 de Abril e onde pode estar a Juventude de Viana - foi adiada.
Domingo, 13 de Março de 2022, 9h05