Notícia

Elenco da próxima OK Liga definido

May 31, 2022

O Girona garantiu este fim-de-semana a manutenção na OK Liga, com Raul Pelicano como herói, relegando o Palafrugell com Alcobendas e Manlleu. Sant Cugat, Arenys de Munt e Vilafranca são os promovidos para a próxima época. #OkLiga

Está definido o elenco de 14 equipas para a próxima edição - a 54ª - da OK Liga.

Entre as equipas que esta época disputaram a OK Liga, Alcobendas e Manlleu - que tinham regressado à categoria máxima na pretérita temporada - já tinham ficado "condenados" a voltar à secundária OK Liga Plata. Girona (11º na fase regular) e Palafrugell (12º) tentavam, num "play-out" à melhor de três, a manutenção.

Os gironinos levaram a melhor na primeira partida, mas apenas no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a um no tempo regulamentar. No segundo jogo, na sua pista, venceu o Palafrugell, e por claros 5-2, obrigando a uma "negra". Um jogo em que tudo se decidia.

Este domingo, de novo em Girona, Raul Pelicano inaugurou o marcador aos quatro minutos com uma picadinha de belo efeito para um golo que se manteria solitário até bem perto do final. No "tudo por tudo" do Palafrugell, já sem o guarda-redes Xevi Puigbi (ex-Oliveirense) em pista, a bola encontrou Raul Pelicano e o veterano jogador não se fez rogado, matando o jogo, a contenda e a questão da permanência. E tornando-se herói da permanência.

Pelicano representara o Girona entre 2014 e 2019 (sendo um dos protagonistas da subida à OK Liga em 2016), depois de ter começado em Lloret e ter vestido as camisolas de Igualada e dos italianos do Forte. Nas duas últimas temporadas esteve no SHUM, na secundária OK Liga Plata, e, no último defeso, decidira pendurar os patins. No entanto, o atacante que completa 36 anos em Setembro não soube dizer que não ao convite de Ramon Benito para um Girona que sofrera diversas baixas (o português Miguel Fortunato foi um dos reforços, mas não vingou) e "despendurou" os patins em Outubro. Apontou 18 golos na fase regular (foi o melhor marcador) e apontou mais três neste decisivo play-out.

Sant Cugat, Arenys de Munt e Vilafranca promovidos

Para além do último "condenado" à descida, este fim-de-semana também ficou conhecido o último promovido.

Arenys de Munt, vencedor da OK Liga Plata Norte, e Sant Cugat, vencedor da OK Liga Plata Sur, já tinham garantido dois dos três lugares de promoção. A última vaga seria decidida, a duas mãos, entre Vilafranca e Mataró.

O Vilafranca vencera na primeira mão, em Mataró, por 0-2, mas viu perigar a preciosa vantagem quando, a três minutos do fim do jogo da segunda mão, o Mataró se adiantou. No entanto, Arnau Ribas - que já marcara no primeiro jogo - igualou a três e festejou-se em Vilafranca.

Na subida, o Vilafranca perde o seu guarda-redes, David Arellano, que se retira, e o seu melhor marcador, Xavi Aragonés, que reforçará o Lleida.

Xavi, irmão do "reusence" (e ex-Benfica) Sergi, apontou 30 golos, não muito longe do pódio dos melhores marcadores da OK Liga Plata. Roger Presas, do SHUM, apontou 35, reclamou o 3º lugar na lista e "ganhou" um contrato com o Caldes, e Pablo Torres, marcou 36 e trocará o Tordera pelo Mataró. Mas ambos estão distantes de Pau Gilabert, o artilherio da temporada. O atacante do promovido Sant Cugat apontou 50 golos, ficando em branco apenas nas jornadas imediatamente antes e após a pausa natalícia. E apontou seis golos frente a Vilanova e Vilafranca, em dois jogos consecutivos. De resto, o capitão do Sant Cugat - no clube há oito anos - já nas duas últimas temporadas foi o melhor marcador na sua zona da OK Liga Plata, com 39 golos em 2020/21 e 27 na interrompida época de 2019/20. Em 2018/19, o Sant Cugat "passou" pela OK Liga e Gilabert marcou em 20 ocasiões.

O elenco completo

Contas feitas a descidas e subidas, a próxima edição da OK Liga contará com Alcoi, Arenys de Munt, Barcelona, Calafell, Caldes, Girona, Igualada, Liceo, Lleida, Noia, Reus, Sant Cugat, Vilafranca e Voltregà.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade