Quinta-feira será dia de 'Champions'

A federação italiana levantou o véu sobre o planeamento das provas europeias de clubes na próxima época, que arrancará a 17 e 18 de Setembro com a Taça Continental. A fase de grupos da Liga dos Campeões será jogada à quinta-feira.

Quinta-feira será dia de 'Champions'

Definido novo formato das provas europeias para a próxima temporada, a federação europeia (FISR) levantou o véu sobre algumas das datas relevantes das diferentes competições.

Como maior novidade, haverá a destacar uma Liga dos Campeões (antes Liga Europeia) que terá os jogos da fase de grupos à quinta-feira, em vez de ser ao fim-de-semana. A disputa de competições europeias a meio da semana é normal em muitas modalidades, mas poderá condicionar a inscrição de muitas equipas que não são profissionais.

A fase de grupos da Liga dos Campeões terá quatro grupos de quatro equipas, que se defrontarão ao longo de seis jornadas a partir de 26 de Janeiro, de duas em duas semanas, sempre à quinta-feira, o que obrigará certamente, nas deslocações além-fronteiras a "meter" dois dias de férias...

Antes da fase de grupos - a que Porto, Benfica e Sporting têm acesso directo - há duas fase de qualificação. Na primeira, a disputar de 30 de Setembro a 2 de Outubro, conquistaram o direito a participar Valongo e Braga. Na segunda, apontada de 16 a 18 de Dezembro, podem entrar Óquei de Barcelos e Oliveirense.

Destaque ainda para a Taça Continental, prevista para 17 e 18 de Setembro, abrindo a "época europeia". Jogada em Final Four, terá nas meias-finais os embates entre Trissino e Follonica e entre Calafell e Valongo.

Estas são algumas das datas relevantes avançadas pela FISR:

• 15 de Julho - Data limite para inscrições

• 23 de Julho - Sorteio das competições europeias

• 17 e 18 de Setembro - Taça Continental

• 30 de Setembro a 2 de Outubro - Primeira fase de qualificação da Liga dos Campeões

• 16 a 18 de Dezembro - Segunda fase de qualificação da Liga dos Campeões

• Janeiro - Início da fase de grupos da Liga dos Campeões Feminina

• 26 de Janeiro - Início da fase de grupos da Liga dos Campeões

• 22 e 23 de Abril - Final Four da Taça WSE

• 29 e 30 de Abril - Final Four da Liga dos Campeões Feminina

• 5 a 7 de Maio - Final Eight da Liga dos Campeões

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Ares da sua graça

Ares da sua graça

No fecho da temporada de estreia à frente do Porto, Ricardo Ares selou, com o título de campeão, a conquista de três troféus. É preciso recuar a 2013/14 para encontrar outro treinador a estrear-se em Portugal com semelhante pecúlio.

Dragão é campeão! (e mais vezes do que qualquer outro)

Dragão é campeão! (e mais vezes do que qualquer outro)

O Porto é campeão nacional depois de vencer o Benfica na 'negra' por 3-2. Os dragões somam o 24º título e passam a ser, pela primeira vez na História, a equipa mais vezes campeã em Portugal.