As selecções para o Mundial

Em virtude da dificuldade de organizar campeonatos continentais em 2020 e 2021, a World Skate decidiu que, em San Juan, as vagas no Campeonato do Mundo serão para as selecções melhor classificadas em 2019.

As selecções para o Mundial

A selecção portuguesa esteve concentrada esta segunda-feira e terça-feira, em Sesimbra, tendo em vista o Campeonato do Mundo que se realiza em San Juan, na Argentina, de 7 a 13 de Novembro. Para este mini-estágio, Renato Garrido elegeu 15 atletas, sendo que Nuno Santos (Valongo) foi chamado de recurso para colmatar a ausência de Hélder Nunes. Portugal defenderá o título e os adversários são já conhecidos.

Em 2019, houve três competições distintas nos World Roller Games que, na prática, se traduziam em três divisões distintas.

A classificação final do Campeonato do Mundo (a "primeira divisão") deveria definir as vagas continentais para a edição seguinte, mas - em virtude da pandemia - foi decidido em reunião executiva da World Skate de 18 de Março de 2021 que, em vez do apuramento nos campeonato continentais, as vagas seriam atribuídas directamente às selecções conforme a classificação final.

Assim, no máximo Campeonato do Mundo, estarão Portugal, Argentina, Espanha, França, Itália, Angola, Chile e, por triunfo na Taça Intercontinental e correspondente "subida" ao Mundial, Moçambique.

O modelo a adoptar deverá ser o mesmo de Barcelona, com dois grupos de quatro equipas a alinharem-se, sem eliminados, em três jornadas para os quartos-de-final. Os grupos, mantendo-se a distribuição de equipas pelo "sistema de serpentina" utilizado em 2019, terão Portugal, França, Itália e Moçambique no Grupo A, ao passo que Argentina, Espanha, Angola e Chile constituirão o Grupo B.

Mundial Feminino

Para o Campeonato do Mundo Feminino, em que a Espanha defende a coroa, haverá a registar a "subida" da Colômbia para o lugar da Suíça. Segundo a mesma hipotética "serpentina", Espanha, Itália, Portugal e Colômbia formariam o Grupo A e Argentina, Chile, Alemanha e França o Grupo B.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny