Campeonatos do Mundo em risco
Os World Skate Games, evento pluridisciplinar que integra os Campeonatos do Mundo de Sub-19 masculinos e de Seniores masculinos e femininos, estão em risco devido à situação económica que se vive na Argentina.
Em comunicação às federações nacionais assinada pelo secretário-geral Roberto Marotta, a World Skate recomendou que fossem suspensas as aquisições de passagens aéreas e as reservas de hóteis até se aquilatar as reais condições para a realização dos World Skate Games em Buenos Aires e San Juan.
Em causa estão os crescentes problemas económicos que assolam aquele país da América do Sul. A inflacção dispara, a luta de poder entre o presidente Alberto Fernández e a vice Cristina Kirchner parece não ter fim e, após a demissão do anterior, há uma nova Ministra da Economia. Nas mãos de Silvina Batakis está a decisão sobre eventuais cortes ou contenção nas despesas, o que poderá afectar eventos como os World Skate Games.
Acompanhando a situação, a World Skate refere que "o agravamento da situação econômica do País acarreta algumas dificuldades na organização do evento" e que criou uma "task force" que, em contacto com as principais autoridades políticas e desportivas da Argentina, irá perceber se haverá condições para a realização do evento.
Os World Skate Games, tiveram a sua primeira edição - como World Roller Games - em 2017, em Nanjing, na China. Já esta primeira edição se debateu com problemas económicos, então na Catalunha, onde devia ter tido lugar esta edição inaugural. A organização catalã comprometeu-se a, com mais tempo de preparação, receber, como viria a acontecer, os "Jogos" em 2019.
Idealizados como a grande festa da Patinagem, uma espécie de Jogos Olímpicos sobre rodas, os World Skate Games compreendem, entre outras competições, os Campeonatos do Mundo de Seniores Masculinos e Femininos e de Sub-19 Masculinos. A terceira edição ficara marcada para a Argentina, em Buenos Aires e San Juan, em 2021, mas a pandemia meteu-se pelo meio e empurrou todas as competições no calendário - e esta celebração maior - para 2022.
O evento está calendarizado para 24 de Outubro a 13 de Novembro, mas as questões económicas voltam a fazer perigar a organização numa altura em que já haverá muitas reservas de vôos e alojamento feitas que serão colocadas em causa se não houver "Jogos". Por outro lado, uma decisão tardia pode esbarrar em preços insuportáveis para as federações que não se acautelaram.
Terça-feira, 26 de Julho de 2022, 15h20