Reportagem

Tuga Active Wear, uma marca com um lugar na história

Aug 05, 2015

Em 2004, a Catalunha deu um passo importante para a independência no que aos rinques diz respeito ao participar – e vencer – no Mundial “B” realizado em Macau.

Mas a participação – que estava pendente de validação por instâncias superiores – não foi aprovada e a selecção catalã não pode progredir para o Mundial “A” (EUA, 2005) nem voltar a participar numa prova oficial.

As cores catalãs continuaram nos rinques. A “senyera” (bandeira) de listas amarelas e vermelhas marca presença nos equipamentos de muitos dos clubes mais representativos da Catalunha e a selecção participa amiúde, com caracter oficioso, em torneios comemorativos e em jogos de preparação de outras selecções para os grandes eventos.

Uma camisola para a história

Em 2014, na celebração dos 10 anos sobre o Mundial “B” de Macau e sob o signo de um referendo pela independência, a selecção de hóquei em patins da Catalunha surgiu com novos equipamentos, com o lema impresso de “Catalans want to vote” (“os catalães querem votar”). As camisolas, que ganharam um lugar na história do desporto pelo sentimento independentista e pela polémica que levantaram, foram criadas e produzidas pela Tuga Active Wear.

O HóqueiPT foi convidado a visitar as instalações da marca sediada em Igualada, cujo foco nem passa pelo hóquei em patins mas mais por actividades outdoor, como o triatlo, “obrigando” à produção de material de qualidade e resistente.

Sendo associada – muitas vezes de forma depreciativa – aos portugueses, a expressão “tuga” não está de forma alguma relacionada com a marca catalã. “O símbolo inicial era uma tartaruga [ndr: ‘tortuga’ em catalão], um animal que, mesmo lento, chega ao seu destino e é um símbolo de força e resistência”, explicou-nos Frederic Insenser, responsável da Tuga Wear e director do Vilafranca, equipa que vai estar de regresso à Taça CERS. “Mas a imagem não era apelativa…”, refere. Manteve-se parte da história (“tuga”), enveredando a empresa por uma imagem mais moderna e arrojada.

A Tuga Wear permite um total nível de personalização

Na elaboração dos equipamentos, o desenho é totalmente livre para toda a área dos mesmos e a imagem e o modelo é garantindo enquanto os clientes pretenderem, não impondo alterações de modelos com mudanças de colecções.

Em altura de defeso, fica mais uma hipótese a considerar na hora da escolha dos equipamentos para a nova temporada.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade