Hoje na Imprensa!

Ranking dá Benfica e Porto nos três melhores

Aug 05, 2015

Recorte: A Bola

O aturado e minucioso trabalho de Fernando Castro na compilação de resultados e elaboração de um ranking mundial de equipas masculinas de hóquei em patins é destacado nas edições dos jornais diários desportivos desta quarta-feira, 5 de Agosto.

“Portugal domina ‘ranking’ colectivo” (A Bola), “Benfica é a melhor equipa lusa” (O Jogo) e “Benfica é segundo” (Record) dão título às peças onde a presença de cinco equipas portugueses no “top 10” merece relevo.

No ranking, de cariz oficioso, o Benfica surge em segundo, logo seguido de Porto e Oliveirense, o Sporting é oitavo e o Valongo fecha os 10 melhores.

A análise estatística dos resultados desde Agosto de 2014 (para equipas europeias) ou apenas de 2015 (para as restantes) dá o Barcelona como líder, surgindo os também espanhóis do Liceo e do Vic em quinto e sexto, respectivamente. Os italianos do Forte dei Marmi (7º) e do Breganze (9º) completam o “top 10” de uma tabela onde o Banco Hispano (Argentina), em 15º, é a melhor equipa não-europeia e fora dos três grandes campeonatos.

O ranking do RinkHockey.net

O ranking compilado à data de 3 de Agosto e disponível no site RinkHockey.net contempla 757 equipas a nível mundial e baseia-se no sistema de pontuação Elo cujo nome deriva do criador do mesmo, o húngaro Arpad Elo.

O sistema Elo assenta num modelo de cálculo estatístico para calcular o valor relativo de cada jogador/equipa em relação aos seus adversários. O sistema foi inicialmente desenvolvido a pensar no xadrez (a grande paixão desportiva de Arpad) mas, à semelhança do que foi feito para outras modalidades, Fernando Castro, professor catedrático da Universidade do Minho e estudioso da história do hóquei em patins, introduziu algumas variáveis particulares do hóquei em patins e das suas competições e publica regularmente não só os rankings das equipas masculinas a nível de clubes, mas também de selecções.

Documentos relacionados

Ranking de equipas masculinas a 3 de Agosto de 2015
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade